PREFEITO FABRÍCIO ESCOLHE SEU EX-SÓCIO PEETER LEE PARA SUCEDÊ-LO NA PREFEITURA

De acordo com notícia divulgada pelo Clic Camboriú na última quarta-feira (17), o prefeito Fabrício Oliveira anunciou apoio ao nome de Peeter Lee Grando para sucedê-lo no comando da Prefeitura de Balneário Camboriú.

TURISTA FILMA “BANDO” DE RATAZANAS NA ORLA DE ITAPEMA

- Advertisement -

Este fim de semana, um turista fez um flagrante inusitado que chamou atenção da redação, o vídeo denuncia uma “manada” de ratazana fazendo um “tur” na orla do Canto da Praia.

Fomos procurar a localização das imagens e ouvir os moradores dos arredores sobre as imagens e se é constante a presença dos roedores. As imagens revelam um surto dessa praga que pode estar se proliferando e pode causar danos graves a saúde pública, sem se identificar um dono de um comércio nas imediações, falou sobre o surto de ratazanas, “Elas são grandes, semelhante uma lebre, fazem barulhos, andam em bando pelas calçadas, escalam os muros, paredes e está imagens tem sido comum no dia a dia!

Em Itapema, já tivemos óbitos associados a doenças ligadas ao descontrole sanitários dos roedores e esta constatação chama atenção das autoridades para as consequências da falta de controle dos roedores e da sua população, segundo o Especialista, com a queda dos predadores naturais, eles passam o dia nas tocas e durante a madrugada saem dos porões, galerias para as áreas urbanizadas em busca de alimentos e por onde passam podem transmitir várias doenças para o ser humano.

Quando vemos um rato ou mandada em nossa casa, ou caminhando pelas ruas acende o sinal vermelho, tem algo está errado no controle desses roedores. Quais sãs as falhas de ambientes para o aparecimento de “manadas” de ratos, eles só aparecem quando damos condições para terem abrigo, água e alimento.

Ouvimos um Profissional no controle de Desratização sobre a imagem, nos informou que existem algumas causas para a proliferação, ausência de predadores naturais, excesso de alimentos para manutenção e procriação acelerada e a falta de uma ação de controle, ação fundamental para minimizar os riscos da proliferação e de doenças correlacionados, e cita a exemplo da leptospirose, doença que pode ser fatal e transmitida pela urina dos ratos.

Esta é uma das diversas doenças que esses roedores podem transmitir para os humanos, e as crianças são potencialmente as principais vítimas e concluiu, para evitar um acidente, o controle de roedores é fundamental para minimizar esses riscos.

 NOTA DA REDAÇÃO: Em consulta ao site da Prefeitura de Itapema, não encontramos nenhuma informação referente a trabalhos de desratização no bairro Canto da Praia

Educação Ambiental: O roedor transmite cerca de 38 doenças para o corpo humano

Leptospirose – A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de roedores, transmitida ao homem. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, tornando vulnerável qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

Os sintomas mais frequentes da leptospirose são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves, geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais.

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos