A turma 904 de alunos do 9º ano da escola municipal Educar, em Meia Praia, foi a vencedora da primeira etapa de premiação do projeto Óleo Solidário, lançado pela Conasa Águas de Itapema, Facci (Fundação Ambiental Água Costeira de Itapema), Rotary Club Itapema Costa Verdes Mares, Apae Itapema e Secretaria Municipal de Educação. Os alunos foram responsáveis pela maior arrecadação de óleo de cozinha usado a ser destinado para reciclagem, com renda revertida à Apae.
VISITA AO OCEANIC AQUARIUM
Como prêmio, os estudantes realizaram uma visita educativa ao Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú. O objetivo do projeto é conscientizar as famílias sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha para que não seja descartado na natureza ou na rede coletora de esgoto, o que traz prejuízos ao meio ambiente e ao tratamento do efluente.
RENDA REVERTIDA À APAE
Todo o volume de óleo arrecadado na campanha será comercializado, com renda revertida integralmente à Apae de Itapema. Neste primeiro mês do projeto Óleo Solidário as turmas das três escolas envolvidas na campanha – Educar em Meia Praia, Bento Elói em Morretes e Maria Linhares em Alto São Bento – somaram 325 litros arrecadados. Somente a turma 904 da Educar arrecadou 120 litros.
COMUNIDADE PODE PARTICIPAR
A população de Itapema também pode participar do projeto entregando o óleo de cozinha usado em garrafas pet fechadas na Conasa Águas de Itapema, na Avenida Marginal Leste, 5, ou na Apae Itapema, na Rua 458, número 492, Jardim Praia Mar.
SEJA CONSCIENTE: RECICLE O ÓLEO DE COZINHA
- Não contamine rios, lagos e oceanos
- Não dificulte ou comprometa o tratamento de esgoto
- Proteja o solo e a vida silvestre
- Contribua com a qualidade do meio ambiente de Itapema