Consideração feita pelo UI GreenMetric World Univercity Ranking
Univali campus de Biguaçu.
Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi considerada a Instituição de Ensino Superior mais sustentável de Santa Catarina, de acordo com o UI GreenMetric World University Ranking 2024. A classificação foi divulgada nesta quinta-feira (12), em cerimônia realizada na Universidade de São Paulo (USP). O ranking avaliou 1.477 instituições de todo o mundo. A Univali aparece em 1º lugar em Santa Catarina e em 27º lugar no Brasil.
Foram classificadas 47 instituições brasileiras e três do Estado. Além da Univali, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) também figuram no ranking.
A classificação é feita a partir de indicadores de sustentabilidade em seis categorias. O ranking leva em consideração critérios como: ambiente e infraestrutura, energia e mudança climática, desperdício, água, transporte, educação e pesquisa.
O reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho comemorou a conquista dizendo que ela é reflexo de um esforço coletivo, e que o reconhecimento internacional demonstra o compromisso institucional com medidas práticas e ações de conscientização que contribuem, de fato, para a preservação ambiental e para um futuro mais sustentável.
– Esse resultado não seria possível se não tivéssemos o envolvimento de todos, por isso agradeço aos acadêmicos, aos colaboradores, docentes e parceiros que nos ajudam a evoluir nesta área – afirmou Cechinel Filho.
O ranking foi criado pela Universitas Indonésia (UI) em 2010 com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade das instituições.
Esta foi a primeira edição que a cerimônia foi realizada no Brasil. O anúncio do resultado integrou a programação do UI GreenMetric World University Ranking Seminar, evento organizado pela USP com o objetivo de apresentar as políticas de sustentabilidade aplicadas nas instituições de ensino superior.
A Univali apresentou o Programa de Eficiência Energética, iniciado em 2016, e que possibilitou a implantação de sistemas de geração local de energia renovável por intermédio de painéis fotovoltaicos.
O pôster também destacou outras medidas adotadas pela universidade para a redução do consumo de energia como a substituição de lâmpadas por led e dos equipamentos de ar-condicionado por modelos mais eficientes.
– As ações do Programa de Eficiência Energética foram intensificadas a partir de 2018 com a instalação dos painéis fotovoltaicos no campus Biguaçu e em 2019 nos campi Tijucas e Balneário Piçarras. A ampliação deste projeto foi viabilizada por meio de incremento de R$ 2 milhões, recebido via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com esse recurso, conseguimos ampliar a abrangência do projeto e o alcance dos seus resultados – destacou o reitor.
Por: Assessoria Comunicação Univali
Fotos: Dales Hoeckesfeld