BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

Urgente: Porto Belo confirma primeiro caso de varíola dos macacos

- Advertisement -

O Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica confirmou nesta semana o primeiro caso de varíola dos macacos. Trata-se de um homem de 43 anos que viajou para o Estado do Rio de Janeiro. O paciente está em isolamento domiciliar desde que foi confirmada a doença.

O Município também conta com um caso suspeito, em uma mulher de 54 anos que viajou para o Estado de São Paulo. A paciente também aguarda o resultado do teste em isolamento domiciliar.

O diagnóstico da varíola dos macacos é feito a partir de exame PCR, mas as amostras não são coletas em secreções das narinas e da garganta, e sim recolhido material genético das lesões/feridas causadas pelo vírus.

Entre os sintomas, está o início repentino de lesões em mucosas, erupção cutânea única ou diversas em qualquer parte do corpo (rosto, dentro da boca, braços, pernas, peito, genitais ou ânus), dor no ânus, sangramento e inchaço nas partes íntimas, além de forte dor de cabeça, caroço em região do pescoço e da virilha, dores nas costas, dores musculares, falta de energia e calafrios.

A Vigilância Epidemiológica informa que ao perceber algum sintoma, o paciente deve procurar um médico, que irá avaliar e indicar ou não o teste. A varíola do macaco é transmitida principalmente por meio de contato com sangue, suor, secreções respiratórias, feridas de pele ou mucosas de pessoas infectadas, além do toque em objetos e superfícies contaminadas.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos