Cuidar da correta ligação do imóvel à rede coletora de esgoto é um ato de responsabilidade ambiental e social. Pequenas ações individuais, como a ligação correta do imóvel à rede de esgoto e o descarte consciente de resíduos, têm um impacto significativo na eficiência do tratamento de esgoto e na gestão sustentável do meio ambiente.
Pensando nisso, confira quatro dicas para utilizar a rede de esgoto corretamente:
Rede de esgoto e rede pluvial são separadas
A rede de esgoto não pode ser ligada junto a rede pluvial, responsável por coletar água das chuvas. Misturar as duas pode trazer problemas sérios como o extravasamento em via pública ou dentro do imóvel. Por isso, é fundamental fazer as ligações de forma correta.
Rede coletora de esgoto não é lixo
O descarte irregular de resíduos sólidos pode obstruir a rede de esgoto. Mesmo itens pequenos, como fios de cabelo e fio dental, podem se unir a outros materiais descartados e acabar obstruindo o sistema. Lembre-se: esgoto não é lixeira. Papel higiênico, fraldas, absorventes, todos devem ser jogados no lixo.
Tenha caixa de gordura
A caixa de gordura instalada é fundamental para reter resíduos gordurosos que poderiam obstruir o sistema de esgoto. Para garantir a eficácia do seu funcionamento, é necessário limpá-la periodicamente.
Não jogue óleo na pia
O descarte incorreto de óleo prejudica o sistema de esgoto e causa danos ao meio ambiente. Esse resíduo forma uma película gordurosa que obstrui os canos, além de ser um grande contaminador dos recursos hídricos. Recicle o óleo usado em postos de coleta ou reutilize para outros fins, como produção de sabão caseiro.
Contribua com o projeto Óleo Solidário
Você pode destinar o seu óleo de cozinha usado para o projeto Óleo Solidário, que vende o resíduo para a reciclagem e os recursos são revertidos para a APAE de Itapema e a Fundação Rotaria. Para isso, basta armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas pet limpas, transparentes (sem cor) e entregar em um dos pontos de coleta da campanha: na sede da Conasa Águas de Itapema (Av. Marginal Leste, 5), no atendimento da FAACI (R. 106, 165) ou na APAE Itapema (R. 458, 492).