
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) divulgou nesta segunda, 10, o balanço final de doses aplicadas do dia D da Campanha de Vacinação contra a poliomielite, realizado no último sábado, 8. Somente no dia D foram vacinadas 36.479 crianças até 4 anos de idade em todo o estado. Desse total, 35.678 receberam a vacina oral (VOP), de gotinha, e as demais (801), a vacina inativada (VIP).
Com esse resultado, o estado soma um total de 107.455 doses aplicadas desde o dia 27 de maio, data de início da Campanha, sendo 9.610 doses da VIP e 97.845 doses da VOP, uma cobertura para a vacina oral, que está sendo aplicada de forma indiscriminada, de 25%.
Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), reforça que a principal estratégia dessa Campanha é vacinar no mínimo 95% das crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias contra a poliomielite em Santa Catarina com a VOP, reduzindo o risco de reintrodução da doença no país, por isso a aplicação de doses de forma indiscriminada.
A Campanha de Vacinação contra a poliomielite segue até a próxima sexta-feira, 14. Após o fim da Campanha, as doses permanecem disponíveis nos postos de saúde de todo o estado para a vacinação de rotina. Sendo assim, a VOP deixa de ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças até 4 anos e passa a ser administrada somente como doses de reforço nas idades recomendadas, de 1 ano e 3 meses e 4 anos.
Crianças com até 1 ano de idade precisam completar o esquema vacinal com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses, antes de serem vacinadas com a VOP.
CAMPANHA ENFRENTOU BAIXA ADESÃO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

No Dia D contra a Poliomielite, sábado (8), apenas 379 crianças foram imunizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú: 375 com a gotinha e quatro com a dose injetável. Os números da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que termina na próxima sexta-feira (14), estão ainda muito baixos.
Em Balneário Camboriú, há 7.039 crianças na faixa etária da imunização (até quatro anos, 11 meses e 29 dias). Desde que a campanha começou, em 27 de maio, 1.636 crianças receberam a vacina oral poliomielite (VOP), a gotinha, e 112 receberam a vacina inativa poliomielite (VIP), a injetável. A meta é atingir, ao menos, 95% das crianças de um ano, a menores de cinco anos em Santa Catarina, com a vacina oral. Em Balneário Camboriú, apenas 29,67% dessa faixa etária foi imunizada com a gotinha (o público-alvo é de 5.513 crianças de um a cinco anos).
Para aumentar o percentual, a Secretaria da Saúde ampliou, agora no início de junho, os horários de atendimentos nas salas de vacina das UBSs. Até sexta-feira (14), a imunização pode ser feita das 8h às 12h e das 13h30 às 19h. Na UBS Central, não há pausa para o almoço. Outra medida para atingir a meta é a vacinação (apenas a gotinha) que começou a ocorrer também nos Núcleos de Educação Infantil, com autorização dos pais, na semana passada.
No sábado, as UBSs abriram especialmente para vacinar crianças menores de cinco anos, mas disponibilizaram também outros imunizantes à população em geral.
RESULTADOS DE PENHA
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Penha, através da jornalista Lyandra Machado, informou à Folha do Estado que os vacinados no município totalizam até agora estes números:
Crianças de 01 ano 181 – 40,4%
Crianças de 02 anos 129 – 28,8%
Crianças de 03 anos 158 – 30,2%
Crianças de 04 anos 106 – 24,3%
Total de vacinados até o Dia D da Vacinação é de 31,3%. Já a meta estipulada pelo Estado indica um total de 95% de cobertura. Ou seja: para atingir a meta o município de Penha está fazendo um esforço grande a fim de vacinar todas as suas crianças. Inclusive estão indo nas creches par atender in loco os pequenos que ainda não foram vacinados.
O MUNICÍPIO TEM CADASTRADOS OS SEGUINTES NÚMEROS:
Crianças de 01 ano 425
Crianças de 02 anos 424
Crianças de 03 anos 496
Crianças de 04 anos 393
Um total de 1.738 crianças nesta faixa etária. Daí a Secretaria da Saúde estar buscando incessantemente cumprir as metas estipuladas.
VACINAÇÃO EM PORTO BELO
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Belo informou que a campanha, que começou no dia 27 de maio, vacinou até hoje 230 crianças de um público alvo de 1.765 crianças com idade até 4 anos 11 meses e 29 dias. A informação dá conta ainda de que a campanha no município vai até o dia 14/06 (sábado próximo), porém, as vacinas ficam disponíveis nas unidades de saúde além dessa data.