Vazamentos de água podem acarretar diversos problemas para o imóvel como danos estruturais que levem a rachaduras e deformações; mofo e fungos resultantes da umidade e que representam riscos para a saúde; danos materiais em piso, tapetes, móveis e eletrodomésticos; problemas elétricos aumentando riscos de curtos-circuitos, choques elétricos ou incêndios; e perda de valor do imóvel. Portanto, é fundamental identificar e reparar vazamentos de água o mais rápido possível.
MEDIDAS PARA EVITAR VAZAMENTOS
Identificar e preservar vazamentos de água evita tanto os danos ao imóvel quanto o alto consumo de água. Veja as medidas para ficar atento:
· Realize inspeções regulares, verificando áreas como torneiras, tubulações visíveis e conexões de aparelhos. Procure por sinais de umidade, manchas ou mofo, que podem indicar vazamentos.
· Verifique regularmente o medidor de água quando nenhum aparelho estiver em uso. Se o medidor estiver em movimento, mesmo que lentamente, pode indicar um vazamento em algum lugar do imóvel.
· Mantenha seu sistema de encanamento em boas condições realizando manutenção preventiva regularmente. Isso inclui reparar ou substituir imediatamente torneiras, válvulas e tubulações danificadas.
· Preste atenção aos aumentos repentinos e inexplicados na sua conta de água. Isso pode ser um sinal de que há um vazamento em algum lugar do imóvel.
COMO RESOLVER
Dependendo da natureza do vazamento, tome as medidas necessárias para reparar a fonte do vazamento. Se for complexo ou se os danos forem extensos, pode ser necessário chamar profissionais qualificados, como encanadores, serviços de restauração de água e danos, ou empresas de construção.