PORTO BELO: CÂMARA APROVA CENSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS

Programa Municipal Censo de Inclusão das Pessoas com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista e de seus familiares é aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Belo. Evento ocorreu nesta quarta-feira (17), quando o Censo de Inclusão das Pessoas com Deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares foi aprovado pelos parlamentares locais.

VERANEAR EM ITAPEMA, O BALNEÁRIO DO “SEM”: SEM NADA

- Advertisement -

“O comentário sem papas na língua”

Por Elias Tenório

Itapema, Balneário do “sem Hospital”

Terceiro pólo turístico de Santa Catarina, a bela cidade de Itapema, palco de evento de vôlei de praia mundial, de grandes prédio com uma das mais altas qualidades em construções do Brasil, até atualmente, dezembro de 2022, mesmo possuindo um orçamento enorme, ainda não possui sequer um hospital para atender a população com no mínimo, as necessidades de média complexidade.

Então, você, turista, vem para Itapema com a família, e se “pegar virose”, pode ser atendido no precário dito “hospital” municipal Santo Antônio. Mas se for uma cirurgia ou algo que possa ser considerado de “média complexidade”, esquece irmão, vai para Balneário Camboriú!

Itapema, Balneário do “sem Hospital” II

Imagine seguinte cena: Você está veraneando em Itapema com sua família. Está em um belo apartamento que lhe custou 2 ou 3 milhões de reais. De repente alguém da sua família começa a passar mal. Ai você ou leva a pessoa ao “hospital” Santo Antônio, ou aciona o Samu.

Resumindo, vão parar no hospital local. Daí o médico lhe informa que ali não conseguem dar o atendimento necessário, que tem que levar para Balneário Camboriú. Aí, você pensa: Bem, Balneário Camboriú é logo ali. Mas a BR-101 está congestionada! Vai levar horas até chegar em Balneário Camboriú.

Só restará uma opção: A contratação de um transporte aeromédico para o levar de imediato seu ente querido ao hospital para atendimento.

Itapema, Balneário do “sem Hospital” III

Quando você finalmente consegue colocar seu ente querido em um dos hospitais de Balneário Camboriú e ele já está em atendimento, você talvez comece a refletir sobre os milhões de reais que você investiu para o lazer de sua família, bem como para ter um imóvel que futuramente possa lhe render uma boa valorização.

Mas, nesse momento, talvez você acorde para a triste realidade de que, somente a valorização não é importante, mas também um lazer agregado à segurança de seus familiares. E, no momento de comprar o belo apartamento você não perguntou sobre a segurança, sobre a qualidade de infraestrutura de saúde da cidade.

Além de ser uma vergonha não existir um hospital que atenda no mínimo a média complexidade, pode-se dizer que é uma grande irresponsabilidade dos administradores, sem contar com a leniência de parte da sociedade organizada, que poderia há muito, ter agido contra essa negligência municipal.

Estamos falando de turistas, mas quem mais sofre é o morador fixo.

Itapema, Balneário do “sem mobilidade”

E o que dizer da mobilidade urbana? Falar desse tema é como falar de um tabu, pois, ao longo de alguns anos, pouco ou quase nada se fez para sanar esse grande problema que incomoda diariamente os moradores, imagina com a chegada de turistas.

Grandes “gargalos” de congestionamento já acontecem em Itapema durante todo o ano, e piora multiplicado várias vezes, com a chegada de turistas.

Esse problema, segundo alguns, teria piorado por causa da forma como foi feito o Calçadão da Meia Praia, onde se alterou o projeto original (que teria pelo menos uma pista de rolamento como Avenida Beira Mar). Nessa formatação original, segundo alguns, se poderia trafegar pela Av. Nereu Ramos e retornar pela Beira Mar e 2ª e 3ª avenidas, o que desafogaria muito o trânsito da Meia Praia. Mas como o projeto teria sido alterado, excluindo a pista de rolamento, carro nenhum passa lá e o trânsito da Meia Praia que já era ruim, ficou muito pior.

Na “alta temporada”, se você tentar trafegar na Meia Praia, prepare água e a paciência, pois terá que exercitar ela e muito.

Itapema, Balneário do “sem mobilidade” II

Sem contar as ligações entre os bairros: Um caos para os moradores e um caos triplicado com a presença de turistas. Para se ter noção, se você quiser ir até o Hospital Santo Antônio e está na Meia Praia, não consegue ir via bairros Tabuleiro-Várzea, pois essa ligação NÃO EXISTE!

Terá que se deslocar pelo bairro Tabuleiro, via Morro da Linguiça, passando pela Marginal Leste até o túnel da Conasa, para entrar à esquerda e seguir na marginal até lá, ou, ainda, trafegar via Centro para acessar o mesmo túnel e continuar nesse trajeto. Ufa, só de escrever já cansei, imagina ir de carro e com trânsito…

Itapema, Balneário do “sem lazer”

Mas, para não esquecer do tão sonhado lazer para os que aqui vivem, bem como, para os que aqui vem buscar um descanso e umas atividades durante as férias, é de se perguntar: Sendo o terceiro pólo turístico de Santa Catarina, quais os equipamentos de lazer existentes, seja para os moradores ou para os turistas?

Respondo: Boa pergunta! Quem sabe a resposta talvez ainda não tenha nascido ou não existem equipamentos de lazer na cidade. Digo isso, porque até agora não conheci uma pessoa que pudesse dizer aonde estão os equipamentos de lazer de Itapema.

Balneário nem dá pra falar, do bondinho, da roda gigante, etc., vou parar aqui. Nem cinema Itapema tem. Quer ver cinema? Vai para a Havan de Porto Belo ou para o Shopping em Balneário Camboriú.

Não é ironia, é a triste realidade. Mas se você está veraneando em Itapema com a família, pode ter uma opção. Por exemplo, vão à praia, e depois, podem ir ver lojas, restaurantes, podem ir no supermercado fazer compras, podem ir levar o carro na lavação e ficar curtindo uma boa música no seu carro, podem soltar pipa na praia (legal né?), fazer uma corrida pela orla, jogar um futebol de areia ou um vôlei na praia em família.

Se quer equipamentos de lazer, sinto em lhe dizer: Está na cidade errada, vai lá em Balneário Camboriú, bem do ladinho, ai você aproveita lá e depois vem dormir em Itapema.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos