O Município de Itajaí promoveu neste final de semana o Viradão da Vacina. A ação movimentou o Centreventos e acelerou o ritmo de vacinação. Ao longo das 24 horas de vacinação foram aplicadas 4,3 mil doses do imunizante contra Covid-19 em pessoas de 18 anos ou mais. Uma média de quase 180 vacinas por hora e três por minuto. A ação começou às 13h do sábado (21) e seguiu, sem intervalo, até as 13h de domingo (22).
“O Viradão da Vacina foi um evento muito positivo, os jovens aderiram à vacinação contra Covid-19 e com isso estamos atingindo a nossa meta de imunização. Em média foram vacinadas 170 pessoas por hora, durante as 24h”, ressalta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.
O público que foi tomar a primeira dose da vacina no Centreventos durante o Viradão pôde curtir a apresentação de bandas locais e Djs. Entre elas Vintage Cult, Destaque do Samba, Bella e Petry e os DJs China e Alexandre. O objetivo da ação foi mobilizar a população a se vacinar, em especial os mais jovens.
Veronica Stamm, de 19 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra Covid-19 no evento. “Eu fiz questão de ser a primeira, porque quero viver mais, quero ter uma vida mais tranquila sem ter tanto medo de pegar essa doença”, destaca.
“Sinto um alívio ao ser vacinada, sempre tive a preocupação de passar o vírus para outras pessoas. Eu trabalho com o público então é preciso ter muito cuidado, mas mesmo vacinada eu continuarei seguindo todas as medidas de prevenção ao coronavírus”, comenta a jovem de 18 anos, Gabriela Rodriguez, que também se imunizou contra Covid-19 no Viradão.
O Viradão da Vacina foi promovido pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos, que reforçou a estrutura de segurança e limpeza do Centreventos.
“Quero agradecer toda equipe da Saúde que trabalhou incansavelmente para imunizar a população e lembrar que as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem buscar uma das 30 salas de vacina disponíveis no Município ou a sala volante do Centreventos a partir desta segunda-feira”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica Paola Vieira.
Vacinação segue durante toda semana nas unidades de saúde
A imunização seguirá durante toda a semana para para toda a populaçãocom 18 anos ou mais. A aplicação ocorrerá nas 30 unidades de saúde da cidade, conforme horário de atendimento de cada uma, e na sala volante do Centreventos, das 8h às 17h30. Não é necessário agendamento.
As unidades disponíveis para atendimento são Crescem e UBS’s Votorantim, Salseiros, Espinheiros, São João 1, Santa Regina, Limoeiro, Centro-Vila, Cordeiros, Praia Brava, Nossa Senhora das Graças, Costa Cavalcante, Rio Bonito, São Judas, Canhanduba, Portal 2 e Parque do Agricultor, Promorar 2, Bambuzal, Brilhante, Cidade Nova 1, Cidade Nova 2, Fazenda 1, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Murta, São Francisco de Assis, São Pedro e São Vicente.
A população deve estar atenta aos prazos e respeitar o intervalo correto para tomar a segunda dose da vacina. Confira os locais:
Vacina Astrazeneca
Intervalo: 12 semanas entre as doses para pessoas imunizadas até junho. E 10 a 12 semanas entre as doses para os imunizados a partir de julho.
Local de vacinação: Unidades de Saúde do Município.
Vacina Coronavac
Intervalo: 28 dias entre as doses.
Local de vacinação: Centreventos de Itajaí.
Vacina Pfizer
Intervalo: 12 semanas entre as doses.
Local: Centreventos de Itajaí.
Vacina Janssen
Dose única. Não é necessário tomar segunda dose.