O correto funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto é fundamental para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. Vamos conhecer mais?
Água de chuva e esgoto não se misturam
A água de chuva deve seguir para a galeria de águas pluviais do município que têm o objetivo de captar, transportar e drenar a água até os corpos hídricos. O esgoto, proveniente de pias, tanques e descargas, segue pela rede coletora até a estação de tratamento.
Ligação do esgoto à rede coletora deve ser feita usuário
As tubulações internas para ligar o imóvel à rede coletora devem ser providenciadas pelo proprietário do imóvel. Após a conclusão da ligação é preciso solicitar a vistoria da concessionária para a verificação do serviço.
Locais sem rede coletora precisam de fossa séptica
É proibido lançar esgoto no meio ambiente sem tratamento. Quando a rede coletora ainda não está disponível, é necessária a instalação de fossa séptica com filtro sumidouro para a realização do tratamento primário, conforme legislação municipal. Limpezas periódicas são imprescindíveis.
Instalação da caixa de gordura na saída da pia da cozinha é fundamental
Os resíduos de gordura resultantes da lavagem de louça podem entupir a rede coletora de esgoto. Mas, atenção: a caixa de gordura precisa ser limpa periodicamente.