CALENDÁRIO DO BANCO CENTRAL ATRASA, E PIX AUTOMÁTICO PODE FICAR PARA 2025

Principal lançamento do Banco Central previsto para 2024, o Pix automático, que possibilitará pagamentos recorrentes, corre o risco de ficar para o ano que vem. Oficialmente, o cronograma indica que a nova função estará disponível no dia 28 de outubro, mas até agora nenhuma das etapas de desenvolvimento previstas para os quatro primeiros meses do ano foi cumprida.

Prefeitos de Santa Catarina são presos em operação contra corrupção

- Advertisement -

Corrupção: Os prefeitos de Capivari de Baixo, Sul do estado, Vicente Corrêa Costa (PL), e o prefeito de Lages, Serra catarinense, Antônio Ceron (PSD), foram detidos na tarde desta quinta-feira, 2, após investigações da operação Mensageiro, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que investiga esquema de corrupção no setor da coleta de lixo.

A prisão preventiva deles se dá pela 2ª fase da operação, que tem o trabalho em conjunto do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC).

Cerca de quatro mandados de prisões preventivas e 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Em Lages, além da prisão de Ceron, outros dois secretários também teriam sido detidos.

Investigação

A investigação está em curso há pouco mais de um ano pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, que atua, em conjunto com o GAECO e o GEAC, nas apurações de crimes funcionais de prefeitos.

As novas ordens judiciais expedidas pelo TJSC estão sendo cumpridas em municípios do Sul e da Serra catarinenses e foram expedidas depois da análise dos depoimentos das testemunhas, dos investigados e das provas coletadas na primeira fase, que ocorreu em 6 de dezembro do ano passado.

Operação Mensageiro

Deflagrada a operação que está cumprindo quatro mandados de prisões preventivas e 14 mandados de busca e apreensão no Sul e na Serra catarinenses. A Operação Mensageiro apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina

A investigação do Gaeco, ainda corre em segredo de justiça, por determinação legal, mas, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos