ARTIGO: FIOS EMARANHADOS E PENDURADOS NOS POSTES SÃO UMA DESGRAÇA NAS CIDADES

Já passou da hora de um choque definitivo pra acabar com esse problema

Os emaranhados de fios nos postes das cidades são um problema estético e de segurança, pois eles causam poluição visual e riscos de acidentes como curtos-circuitos e choques elétricos. A falta de manutenção e a proliferação desses fios sem uso contribuem para o caos, exigindo soluções rápidas e a responsabilização das empresas. 

De fato, esse é um problema que se repete em inúmeras cidades brasileiras. A fiação nos postes de energia, que deveria ser organizada e segura, acaba se transformando em verdadeiros “emaranhados” de cabos, principalmente devido às operadoras de telefonia e de internet. Muitas vezes, fios antigos e desativados não são retirados, acumulando-se com os novos cabeamentos e criando um cenário de poluição visual, além de riscos à segurança.

Esse excesso de fios pode causar perigo à população, pois cabos soltos podem cair, provocar acidentes ou até choques elétricos. Essa confusão de cabos facilita falhas na rede e dificulta a manutenção, além de prejudicar a paisagem urbana, principalmente em áreas centrais e turísticas, como é o caso das nossas cidades aqui do litoral catarinense.

Algumas dessas cidades já firmaram parcerias entre prefeitura, concessionária de energia e operadoras para obrigar a retirada dos cabos obsoletos e organizar a fiação. Em certos locais, discute-se também a substituição gradual por redes subterrâneas, solução mais cara, mas muito mais eficiente e limpa. Em Balneário Camboriú, por exemplo, a prefeitura já se movimentou e vem retirando toneladas de fios obsoletos há um bom tempo. Mas nas demais cidades os administradores ainda relutam em fazer a retirada, alguns, inclusive, esquecendo que a fiação desordenada é um problema urbano que exige solução rápida.

Esse problema não é apenas por aqui. Quem caminha pelas ruas das cidades brasileiras já se acostumou a ver um cenário que deveria causar estranhamento. Em praticamente todos os estados são postes e mais postes de energia carregados de verdadeiros emaranhados de fios. Além da poluição visual, essa desorganização representa riscos à segurança da população e gera prejuízos à qualidade dos serviços.

Grande parte desses cabos está desativada, mas nunca foi retirada, e acabam ficando sobreposta por novas instalações ao longo do tempo. O resultado é um acúmulo descontrolado, que compromete a estética urbana, dificulta a manutenção técnica e, em muitos casos, expõe a população a perigos, já que fios soltos podem cair e causar acidentes.

Algumas cidades têm buscado soluções em conjunto com as concessionárias de energia e as operadoras, exigindo a retirada de cabos que já estão sem uso e a padronização das instalações. Outra alternativa em discussão, é a implantação de redes subterrâneas, que são mais caras, mas capazes de eliminar definitivamente o problema, além de modernizar a infraestrutura urbana. Mas isso ainda vai levar um bom tempo até que se consiga “enterrar” a fiação.

A organização dessa fiação não é apenas uma questão estética, mas de segurança, eficiência e respeito ao cidadão. É preciso que as operadoras, as concessionárias e o poder público atuem de forma conjunta e responsável para devolver às cidades um espaço urbano mais limpo, seguro e moderno. Fica o alerta aos senhores prefeitos das cidades da Costa Esmeralda e Costa Verde & Mar. Especificamente. E com urgência urgentíssima.

———————-

Da Redação – Folha do Estado de SC

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos