Proximidade da alta temporada e falta de acesso para tratamentos especializados preocupam parlamentares
A saúde pública foi um dos temas centrais na 33ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itapema, realizada na última terça-feira (23). Com a proximidade da alta temporada, os parlamentares demonstraram preocupação com a capacidade de atendimento da rede municipal e apresentaram requerimentos que buscam garantir mais transparência e melhorias em serviços essenciais para a população.
Outra frente foram requerimentos questionando a Secretaria de Saúde solicitando informações sobre políticas públicas para idosos e o acesso a tratamentos específicos, como para diabéticos e pacientes com epilepsia.
PLANEJAMENTO PARA A TEMPORADA DE VERÃO
Diante do aumento populacional previsto para os próximos meses, que pode chegar a quase um milhão de pessoas na cidade, a vereadora Raquel da Saúde (União) protocolou o Requerimento nº 679/2025. Em sua fala no plenário, ela questionou diretamente a Secretaria de Saúde sobre o planejamento para o período.
– Quais são as medidas que estão sendo adotadas para o combate e prevenção a essas doenças sazonais da temporada? Pois a gente está a um piscar de olhos da temporada – declarou a vereadora. Ela especificou suas preocupações, perguntando se o hospital ou o pronto atendimento terão reforço de insumos, equipes médicas e técnicos de enfermagem.
O requerimento também busca saber se haverá a abertura de espaços específicos para atendimento de viroses e dengue, e se o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) será estendido. “A gente se preocupa bastante porque [são] quase 1 milhão de pessoas na temporada e a gente quer que seja bem atendido os moradores e os turistas também”, concluiu.
A vereadora também complementou a fala de outros colegas sobre a manutenção do Parque Linear, alertando para um problema de saúde pública: a proliferação de ratos. “Muitos ratos, ratasanas grandes, isso é problema de saúde também, né? Ficam as crianças brincando na areia […] e pode adquirir uma leptospirose”, alertou.
No vídeo da TV Câmara, a vereadora explica mais sobre o requerimento para ações para a Temporada 2025-2026.
ATENÇÃO AOS IDOSOS E CASAS DE REPOUSO
O vereador Yagan Dadam (PL) trouxe à tona a dificuldade enfrentada por famílias para conseguir vagas em casas de repouso para idosos no município. Por meio do Requerimento nº 675/2025, ele solicita ao Poder Executivo informações detalhadas sobre a política de acolhimento. “Estou solicitando ao Poder Executivo a cópia dos contratos, se é que há algum contrato ativo entre o município e alguma instituição de casa de repouso”, explicou.
O vereador também questiona quantas instituições recebem repasses financeiros do município, dentro e fora de Itapema, e se existe algum estudo para a construção de uma casa de repouso municipal. “É imprescindível que o município venha pensar nesta política pública”, defendeu Dadam, ressaltando o alto custo para manter um cuidador particular e a necessidade de garantir qualidade de vida aos idosos cujos familiares precisam trabalhar.
PROJETOS DE LEI APROVADOS
Além dos requerimentos, o plenário aprovou projetos de lei importantes na área da saúde:
– PL nº 223/2025: De autoria do vereador Yagan Dadam (PL), garante o atendimento prioritário para pessoas com epilepsia nos estabelecimentos públicos e privados da cidade.
– PL nº 214/2025: Também de Yagan Dadam, cria a concessão de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica, uma medida de saúde pública e assistência social para garantir a segurança e o bem-estar dessas mulheres.
OUTRAS PAUTAS DE SAÚDE DA SESSÃO
A pauta da saúde também incluiu a apresentação de novos Projetos de Lei que iniciarão sua tramitação na Casa, como:
– PL nº 526/2025: De João Vitor (PL), dispõe sobre a presença obrigatória de fisioterapeutas em maternidades e hospitais.
– PL nº 535/2025: Da vereadora Lorita (PSD), cria uma política de prevenção e combate à amputação de pacientes diabéticos.
Essas iniciativas demonstram a contínua atenção do Legislativo com as diversas demandas da saúde em Itapema, desde a infraestrutura para grandes eventos sazonais até o cuidado com grupos específicos e a prevenção de doenças crônicas.
————————-
Texto: Marina Bertolli
Da Assessoria CMI