Muro de proteção costeira está em fase final de execução
A reurbanização da orla da Praia Central de Balneário Camboriú entrou em uma nova etapa nesta semana, com o início das obras de infraestrutura. Os trabalhos incluem a instalação das redes de água, esgoto, drenagem e gás, além da construção dos bancos de dutos que abrigarão as redes, elétrica e lógica.
Toda essa infraestrutura está sendo executada com caixas pré-moldadas, fiação e eletrodutos, garantindo que o futuro parque da orla disponha de iluminação, energia, saneamento completo e abastecimento de água.
Paralelamente, as equipes avançam para a conclusão do muro de proteção costeira, estrutura projetada para conter a erosão, preservar a faixa de areia e evitar danos à infraestrutura urbana. Também estão em andamento serviços de terraplanagem em toda a área, preparando o terreno para as próximas fases do projeto.
– Iniciamos uma etapa fundamental da reurbanização da orla de BC. Com a implantação da infraestrutura, garantiremos que esse novo espaço não seja apenas bonito e moderno, mas também funcional e sustentável, com saneamento, energia, iluminação e segurança. Essa obra vai transformar a orla em um cartão-postal ainda mais valorizado, trazendo qualidade de vida para os moradores e atraindo ainda mais visitantes para a cidade – ressaltou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.
SOBRE O PROJETO
A nova orla da Praia Central contará com pista de corrida, via para micromobilidade, ciclofaixa, paraciclos, dog parks, academias ao ar livre, quiosques, canchas de bocha, paisagismo e área verde. O novo projeto também prevê o dobro de arborização.
A execução das obras deste trecho está a cargo da empresa FJ Construtora LTDA, com investimento total de R$ 31.098.488,88, valor que inclui mão de obra e fornecimento de todos os materiais necessários.
A iluminação do trecho será realizada pela empresa Mercolux Comercial Elétrica LTDA, no valor de R$ 3.736.213,00. O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos é de 20 meses a partir da assinatura da ordem de serviço, feita no início de julho.
————————-
Texto: Pedro Homrich