Parceria inédita com a Vivo trará um novo padrão de tecnologia em hidrômetros para a cidade
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú iniciou as tratativas para implementar no município hidrômetros inteligentes. A expectativa é que os 15 primeiros equipamentos de teste em condomínios sejam instalados nos próximos dias no município, que será o primeiro do país a implantar o sistema. A projeção da Emasa é adquirir cinco mil unidades dos referidos hidrômetros até o ano que vem.
Os detalhes sobre a nova tecnologia foram apresentados na última semana a representantes da Emasa, durante a visita que eles fizeram ao laboratório da Vivo, em São Paulo (SP). A tecnologia utiliza o sistema NB-IoT (Narrow Band – Internet of Things), que garante comunicação em tempo real entre os hidrômetros e a rede da Vivo, permitindo acompanhamento de consumo a cada 15 minutos, emissão de alertas automáticos em casos de vazamentos e maior eficiência na gestão hídrica.
– Esta parceria inédita de confiabilidade tecnológica, com a empresa Vivo, permitirá que todos os hidrômetros da cidade sejam substituídos por versões inteligentes nos próximos anos. Com essa novidade, Balneário Camboriú projeta-se como referência nacional na utilização de soluções tecnológicas no setor de saneamento, em uma iniciativa que alia inovação, sustentabilidade e eficiência operacional – ressalta o diretor administrativo-financeiro da Emasa, Sérgio Luis de Souza, que esteve presente no encontro realizado em SP.
O diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni destacou o pioneirismo da iniciativa. “Estamos dando um passo histórico para modernizar ainda mais os serviços de saneamento em Balneário Camboriú. Os hidrômetros inteligentes trarão transparência e praticidade para os consumidores, que poderão acompanhar o consumo em tempo real. Além do que eles vão otimizar a atuação da Emasa na redução de perdas e no combate a vazamentos. Essa inovação reforça nosso compromisso em garantir eficiência, sustentabilidade e qualidade no abastecimento de água da cidade”, pontua.
HIDRÔMETROS INTELIGENTES: COMO FUNCIONA?
– Eles são equipados com eSIM (chip virtual) para comunicação celular.
– Utilizam a tecnologia NB-IoT (Narrow Band IoT) para transmissão de dados, mesmo em locais de difícil acesso, como subsolos.
– Contam com sensores ultrassônicos e medição digital, registrando o consumo em tempo real.
– Cada dispositivo transmite dados e alertas de consumo a cada 15 minutos.
– A rede de celulares da Vivo garante a conectividade dos hidrômetros.
BENEFÍCIOS PARA OS USUÁRIOS
– Acompanhamento em tempo real do consumo pelo aplicativo ou site.
– Alertas automáticos de consumo acima da média ou em casos de vazamentos.
– Mais agilidade para serviços online, como emissão de segunda via de faturas.
BENEFÍCIOS PARA A EMASA
– Identificação rápida de vazamentos, reduzindo a perda de água.
– Eliminação da leitura presencial, otimizando recursos humanos.
– Gestão hídrica aprimorada, com prevenção de crises e uso mais eficiente da rede.
———————
Texto: Rafael Weiss
Foto: Divulgação PMBC