Missão do FONPLATA e do Ministério da Fazenda estiveram na cidade nesta terça-feira (07)
Itajaí recebeu nesta terça-feira (08) uma missão internacional para avaliar e acompanhar os mais de vinte projetos financiados pelo Banco FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) na cidade. A visita reconheceu o Município de Itajaí como uma cidade exemplo no planejamento, gestão e eficiência na entrega das obras e das finanças públicas. A comitiva foi composta por executivos do banco sediado na Bolívia, servidores do Ministério da Fazenda e gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí.
A visita destacou as obras que seguem em ritmo acelerado de conclusão como a reurbanização da avenida Marcos Konder, o binário das ruas Luci Canzini e Cabo PM Antônio Rudolph e o Parque Náutico. A delegação também visitou obras já concluídas como a ponte entre os bairros Cidade Nova e São Judas, inaugurada no aniversário de Itajaí deste ano.
– Sou responsável pelas em Itajaí desde 2020 e tenho muito orgulho. Especialmente depois de um dia como o de hoje, quando a gente vê o resultado dos investimentos que vem sendo feitos e os impactos positivos na população da cidade. Reitero os parabéns à equipe da prefeitura e ao prefeito. Parabéns à Prefeitura de Itajaí – avalia o consultor do Fonplata no Brasil. Aderbal Curvelo.
O reconhecimento vai das obras e chega também na gestão financeira. No último mês de setembro, a Prefeitura de Itajaí pagou, pela primeira vez, uma parcela do financiamento junto ao banco internacional com recursos próprios. O valor pago da parcela semestral foi de R$ 22,1 milhões e é resultado direto da gestão orçamentária responsável e eficiente implementada em 2025. O financiamento aportou em Itajaí R$ 340 milhões em obras de infraestrutura urbana, mobilidade e desenvolvimento sustentável em Itajaí.
———————-
Da Assessoria PMI
Foto: Thiago Caminada