Câmara inaugura novo espaço da Procuradoria da Mulher em Itapema

Atendimento ao público já iniciou nesta quarta, das 12h30 às 18h30

A Câmara Municipal de Itapema inaugurou na tarde desta quarta (08/10) a nova sede da Procuradoria Especial da Mulher, visando oferecer um local adequado para o acolhimento, orientação e atendimento às vítimas de violência. O espaço – situado na Rua 132, nº 96, Centro – foi oficialmente entregue à cidade às 13h30, em cerimônia que contou com autoridades, representantes da sociedade civil e membros do Legislativo.

A presidente da Câmara, vereadora Zulma Souza (PP) abriu seu pronunciamento agradecendo à parceria com o Poder Judiciário, que guiou o Poder Legislativo na reestruturação da Procuradoria da Mulher, e também às demais vereadoras que abraçaram à causa. “Não é um dia de comemoração. Alegria seria que não precisássemos de espaços como esse. Mas hoje transformamos a legislação em ação, e agradecemos aos que nos antecederam. Aqui, ações concretas de proteção à mulher poderão ser tomadas. Esse dia é um marco para Itapema, entregue hoje para a sociedade”, declarou a líder do Legislativo

Zulma lembrou da colaboração do ex-vereador João Romera nesta trajetória, como autor da Lei que criou a Procuradoria da Mulher de Itapema, em 2021. Entre os próximos passos, a presidente Zulma citou a busca por uma parceria com o Poder Executivo, para que uma Assistente Social do município seja disponibilizada para atuar na Procuradoria.

Estiveram presentes na solenidade, o Juiz da Vara Criminal de Itapema, Marcelo Trevisan; o Delegado da Polícia Civil, Daniel Sclifo Zucon, que atua à frente do CAAV (Centro de Atendimento às Vítimas de Violência); a Diretora do CAAV, Rosimeri Henschel, representando o Poder Executivo; o ex vereador João Romera, e os atuais vereadores de Itapema: André de Oliveira (Novo), Léo Cordeiro (MDB), Lorita Montagner (PSD), Jaison Simas (União), Marcio Silva (DC), Maurinho do gás (PSD), Raquel da saúde (União), Irmã Ruth (Republicanos), Yagan Dadam (PL) e Wanderley Dias (PP).

Apoio entre órgãos possibilitou a reestruturação da rede de apoio de Itapema

O Juiz da Vara Criminal de Itapema, Marcelo Trevisan, acompanhou o ato solene, e destacou que a missão dos órgãos de proteção é diminuir os números crescentes da violência no Estado. “Esses espaços de orientação e segurança são essenciais. Que esse marco para a cidade permaneça por muito tempo, e que a gente consiga fortalecer tanto a Procuradoria, quanto toda a rede de assistência para essas pessoas”, apontou.

A Assessora da Vara Criminal, Yohana Frainer, lembrou que esse espaço não é voltado somente para vítimas de violência, mas para mulheres que tenham qualquer direito cerceado. “Agradeço às vereadoras que se empenharam junto com o Judiciário e abraçaram o projeto de reestruturação da nossa rede, participando ativamente de diversas reuniões até chegar aqui hoje”, registrou Yohana, que desenvolveu o projeto para o município. Já no primeiro dia de funcionamento, a Assessora realizou um treinamento com a nova equipe de atendimento da Procuradoria, que conta com duas Assessoras Jurídicas.

Marco para a cidade e missão coletiva de proteção à mulher

Representando a Procuradora Raquel da Saúde (União) no ato, a vereadora e vice-presidente da Procuradoria, Lorita Montagner (PSD), destacou o marco que essa iniciativa representa na defesa dos direitos e da dignidade da mulher de Itapema. “Mais que um órgão, a Procuradoria representa um compromisso coletivo com a justiça social e de respeito às cidadãs. Que a ela seja um símbolo de esperança, um ponto de apoio, e um espaço de transformação”, registrou.

Logo após o início da solenidade, a Procuradora Especial da Mulher, vereadora Raquel da Saúde (União) se fez presente apontou para os ganhos que essa iniciativa representa para a Procuradoria. “O novo espaço foi concebido para garantir privacidade, resguardar a integridade física e mental das mulheres atendidas e permitir que recebam orientação jurídica gratuita e suporte emocional”, informou a Procuradora, destacando ainda que o órgão atua canal para denúncias anônimas e como ponto de articulação entre os órgãos de proteção à mulher de Itapema.

A Procuradoria da Mulher tem como função a defesa dos direitos da mulher, suporte jurídico gratuito, fiscalização de políticas públicas, acolhimento e encaminhamento de denúncias, além da promoção de campanhas de conscientização. O atendimento presencial ao público começou nessa quarta (08/10), das 12h30 às 18h30.
Fale com a Procuradoria: (47) 98865-6836.

Em caso de emergência, acione imediatamente a Polícia Militar, pelo 190.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos