CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA: Gincana do Projeto Óleo Solidário chega à reta final com quase 6 mil litros de óleo reciclados em 2025

Escolas continuam colaborando com a arrecadação de óleos usados

A gincana de arrecadação de óleo de cozinha usado do Projeto Óleo Solidário está na reta final. A competição saudável entre as escolas municipais Educar, Paulo Reis e Francisco Vitor Alves termina em 31 de outubro.

A escola que arrecadar mais litros de óleo será premiada com um voucher de R$ 6 mil para investir em melhorias. Atualmente, a escola Paulo Reis lidera o ranking com 2.637 litros, seguida pela Educar com 2.423,5 litros e pela Francisco Vitor Alves com 610,16 litros.

A contagem considera o volume arrecadado até 7 de outubro, data da última coleta. Além do prêmio final, mensalmente as escolas recebem um passeio como reconhecimento à participação dos alunos no projeto.

Em setembro, os estudantes visitaram o Parque Guarapuvu, em Itapema, em um momento de conexão com a natureza que incluiu o plantio de árvores nativas.

Ainda em outubro, as turmas selecionadas conhecerão o parque Jurassic Adventure, em Balneário Camboriú. Já em novembro, será entregue o último prêmio mensal, referente à participação em outubro: uma visita ao Luau da Barra, em Itapema.

O óleo arrecadado é vendido para reciclagem, com a renda revertida para a APAE de Itapema e para a Fundação Rotária, que desenvolve projetos socioambientais na região.

VOCÊ TAMBÉM PODE CONTRIBUIR COM O PROJETO

A comunidade também pode participar da iniciativa. Basta entregar o óleo de cozinha usado, em garrafas PET, transparentes, na escola que deseja apoiar. Além do período da gincana, é possível contribuir durante todo o ano. O ponto de coleta permanente está localizado na sede da Conasa Águas de Itapema. Ao fazer isso, você garante a destinação correta do óleo, contribui com a preservação ambiental e apoia diretamente as instituições beneficiadas.

O Projeto Óleo Solidário é uma iniciativa da Conasa Águas de Itapema, com apoio do Rotary Club de Itapema, da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), da Secretaria de Educação e da APAE.

NOTA DA REDAÇÃO

A arrecadação de óleo de cozinha usado é uma ação de grande importância ambiental e social. Quando descartado incorretamente em pias, ralos ou no solo, o óleo polui a água, entope tubulações e prejudica o meio ambiente, chegando a contaminar milhares de litros d’água com apenas um litro de óleo. A coleta e reciclagem desse resíduo, que está sendo feita graças a projeto da Conasa, transformam um poluente crítico em matéria-prima útil, utilizada na produção de biodiesel, sabão e outros produtos sustentáveis. Além de preservar rios, mares e lençóis freáticos, essa prática incentiva a consciência ecológica e pode gerar renda para projetos sociais – como no caso deste da Conasa – mostrando que atitudes como essa, praticada por estudantes de Itapema, fazem grande diferença para o planeta. (L. Pimentel).

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos