Itajaí: Ciclo dos alimentos foi tema de evento comemorativo na Beira-Rio

Atividade foi alusiva ao Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado na tarde de domingo (19), em um evento com temáticas educativas e sustentáveis na Praça Genésio de Miranda Lins (Beira-Rio). O evento integrou a 6ª Semana Lixo Zero Itajaí e teve como tema: O ciclo do alimento: da semente ao descarte consciente.

A programação foi aberta com uma apresentação musical da banda filarmônica da Escola Gaspar da Costa Moraes e contou com pessoas de todas as idades. Organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), o evento foi formado por espaços temáticos que promoveram reflexões sobre a alimentação, saúde e cuidado com o planeta.

No espaço de sustentabilidade, o público participou de oficinas de plantio de hortaliças, distribuição de sementes e mudas, além de atividades sobre manejo de resíduos e compostagem. O espaço gastronômico ofereceu frutas, preparações com aproveitamento integral dos alimentos, materiais educativos e ponto de hidratação. Já na área de saúde, houve orientações nutricionais e ações de conscientização sobre o consumo de sódio e o uso de temperos naturais.

As atividades de educação alimentar incluíram jogos e oficinas de pintura com tintas naturais, enquanto a segurança alimentar foi tratada por meio de materiais sobre o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O espaço de bem-estar físico ofereceu práticas integrativas, como reiki, ventosaterapia e reflexologia. A Banda da Escola Gaspar da Costa Moraes abriu a programação com uma apresentação cultural.

– Foi uma honra participar pela segunda vez da comemoração desta data e ensinar as pessoas sobre o ciclo dos alimentos, desde a plantação, consumo, aproveitamento pelo organismo e o seu descarte – afirmou Elinia da Silva, presidente do COMSEA Itajaí.

O evento teve apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Educação, Agricultura e Expansão Urbana, além do Instituto Itajaí Sustentável, SEMASA, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Coletivo Itajaí Lixo Zero, Coletivo de Nutricionistas no SUAS, Associação Ação em Saúde, Conselho Regional de Nutrição – 10ª Região, Liga Acadêmica de Comportamento Alimentar (LACA), Associação dos Funcionários da Univali (AFUVI) e ADVIR.

———————

Da Assessoria PMI

Foto: Divulgação

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News