Segunda edição do evento reforça a valorização da biodiversidade e o encanto das aves
A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) promoveu, neste sábado (25), a segunda edição do Festival do Beija-Flor. O evento contou com o apoio das Aves Catarinenses, do Instituto de Desenvolvimento Ambiental (IDEIA) e da Reserva Embaúva.
O festival tem como objetivo a observação e a valorização dos beija-flores, reunindo pessoas de cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis em um encontro descontraído na Reserva Embaúva, localizada na Estrada Geral do Sertão do Trombudo. Os participantes tiveram a oportunidade de contemplar mais de dez espécies de beija-flores, além de aves raras, como o Entufado (Merulaxis ater) e a Maria-catarinense (Hemitriccus kaempferi).
O evento também contou com uma exposição de fotografias retiradas do livro Aves Catarinenses, lançado pelo biólogo e ambientalista Cristiano Voitina, uma obra que reúne 250 espécies de aves nativas, vagantes e migratórias. Além disso, a mostra apresentou imagens de outras espécies de animais.
Outro destaque foi o estande da artista plástica Mônica Turato, que levou ao evento suas criações, entre elas, os Robôs Adoráveis e sua nova produção, a “Corujinha Adelaide”, inspirada na corujada, ação voltada à observação das corujas realizada à noite.
– Tem gente de tudo quanto é canto participando. É um espaço aberto, cercado de natureza, e ainda dá pra ver espécies raras. É uma experiência incrível – destacou o biólogo da FAACI, Rodrigo Bicudo.
—————
Texto: Manu









