Procedimentos cirúrgicos estão previstos para dias 1º e 2 de novembro
A Prefeitura de Balneário Camboriú dá sequência às castrações gratuitas itinerantes de cães e gatos nos dias 1º e 2 de novembro. Nações e Barra serão os bairros atendidos pelo CastraBus, ônibus onde ocorrem os procedimentos cirúrgicos.
No dia 1º (sábado), das 9h às 15h, o veículo ficará no Centro de Educação Municipal (CEM) Presidente Médici, localizado na Rua Paraguai, nº 1005, Bairro das Nações. No dia 2 (domingo, Dia dos Finados), também das 9h às 15h, o veículo estará na Praça do Pescador (próximo à Passarela), no Bairro da Barra.
Para castrar o pet, o tutor deve cadastrá-lo por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform?usp=dialog – ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. Em cada dia, haverá até 150 castrações, previamente agendadas. Das 9h às 12h, os procedimentos serão feitos nos cães. E das 12h às 15h, nos gatos. Será dada prioridade a animais desses dois bairros. O tutor deve seguir as orientações do período pré-operatório (saiba mais abaixo).
Iniciada em 19 de outubro, no Bairro São Judas Tadeu, a castração itinerante é uma novidade prevista pelo Programa Castra Pet, lançado pela Prefeitura para o controle populacional de animais de estimação. Em vez de ser realizado em clínicas veterinárias, como em anos anteriores, o serviço é prestado sob a forma de campanha itinerante, em locais e datas definidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam).
Na estreia do programa, 141 animais foram castrados (67 cães e 74 gatos). Até sexta-feira (24), o Castra Pet já contava com 535 cadastros. O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, destaca que o CastraBus estará nas demais regiões da cidade ao longo deste ano.
“O Programa Castra Pet leva as castrações gratuitas até as comunidades, facilitando o acesso e garantindo cuidado e respeito aos nossos animais. Nos dias 1º e 2 de novembro, o CastraBus estará nos bairros das Nações e da Barra, realizando cerca de 300 procedimentos com toda segurança. Essa ação, que une gestão pública e apoio da comunidade, reforça nosso compromisso com o bem-estar animal e com uma Balneário Camboriú mais consciente e responsável”, diz Nelson Oliveira.
CASTRA PET
No total, serão mil castrações de cães e gatos. Cada procedimento inclui consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias), fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e atendimento pós-operatório (se for necessário). O investimento do Município é R$ 270.806. Parte desse recurso (R$ 96 mil) foi arrecadada durante a Festa dos Amigos deste ano e repassada para o Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
CADASTRAMENTO
Por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemXbjzHjxs86KX0ruFL9k-qvSEwpXyynWDZceDzst6U_pq7Q/viewform?usp=dialog – ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651.
Serão atendidos prioritariamente animais de estimação de pessoas inseridas no Cadastro Único e de protetores, mas a inscrição é aberta ao público em geral.
IDADE E RAÇA DOS ANIMAIS
Serão castrados cães e gatos de quatro meses a oito anos de idade. Animais das raças pug, spitz alemão e bulldogs não serão castrados nos mutirões (porque são necessários exames antes do procedimento).
PRÓXIMAS CASTRAÇÕES
1º de novembro (sábado), das 9h às 15h, o CastraBus ficará no Centro de Educação Municipal (CEM) Presidente Médici, localizado na Rua Paraguai, nº 1005, Bairro das Nações.
2 de novembro (domingo), das 9h às 15h, o CastraBus estará na Praça do Pescador (próximo à Passarela), no Bairro da Barra.
NO DIA DA CASTRAÇÃO
* Jejum pré-operatório obrigatório (se não cumprido, não será feito o procedimento no animal);
* Alimentar o cão às 6h;
* Alimentar o gato às 9h;
* O gato deve ser conduzido em caixa de transporte ou caixa de papelão (não colocar cobertor/almofadas etc. dentro da caixa, somente o gato);
* O cão deve ser conduzido em guia, com coleira, e, se necessário, usar focinheira;
* Trazer um cobertor no dia da cirurgia;
* O animal deverá usar OBRIGATORIAMENTE o colar (cone) no pescoço ou malha pós-cirúrgica depois da cirurgia.
Em anexo, sonora do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
———————-
Texto: Silvana de Castro
Fotos: Marcos Brito









