Cinco personalidades que fazem a diferença na comunidade negra foram homenageadas
A noite desta última terça-feira (11) foi marcada pela emoção, reconhecimento e orgulho durante a abertura da programação ‘Itajaí Sem Racismo’, com a entrega do Prêmio Simeão – edição 2025, que ocorreu no Teatro Municipal de Itajaí. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social e da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (CONEGI), celebrou as trajetórias de cinco personalidades que fazem a diferença e exaltam a comunidade negra itajaiense.
Instituído pela Lei nº 6.206/2012, o Prêmio Simeão tem o propósito de destacar histórias de luta, superação e protagonismo de pessoas que, por meio de suas ações, constroem uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. Em 2022, a premiação foi reformulada pela Lei nº 7.431/2022, passando a se chamar Noite das Personalidades Negras de Itajaí – Prêmio Simeão, ampliando seu alcance cultural e simbólico.
Durante a cerimônia, cada homenageado recebeu um mini busto de Simeão, figura histórica que dá nome à premiação e representa a resistência e o legado da população negra na formação de Itajaí. Simeão foi um homem negro responsável pela construção da primeira capela da cidade, em 1823, símbolo da força e da contribuição negra na história local.
Entre os homenageados da edição 2025 esteve o atleta olímpico Rodrigo Pereira do Nascimento, que lembrou sua trajetória no esporte. “Estou completamente honrado de receber este prêmio. Tudo o que conquistei no esporte foi com dedicação e propósito. Quero que cada criança negra que veja onde cheguei se inspire na minha história e na de todos que estão aqui hoje. Que possamos inspirar ainda mais pessoas nas próximas gerações”, afirmou.

O médico intensivista, Marcos Costa Melo da Silva também expressou gratidão. “Estou lisonjeado e gratificado pelo reconhecimento. É uma honra receber este prêmio de uma figura que fez tanto por Itajaí. Espero representar à altura esse grande evento”. Já a professora da rede pública Sidneia Silva dos Santos, que tem longa trajetória no movimento pela igualdade racial, destacou a emoção de estar entre os homenageados. “Já fui diretora da Promoção da Igualdade Racial, já presidi o CONEGI e hoje tenho a graça de Deus de receber esse prêmio maravilhoso, essa honraria do busto Simeão”, destacou.
Já a advogada Flávia Cristina Oliveira Santos, que também foi homenageada, reforçou o valor da data e da reflexão que ela provoca. “É uma grande alegria estar recebendo essa homenagem. Esse reconhecimento é um passo importante na discussão sobre equidade racial e reparação histórica. Celebrar este evento em novembro contribui para ampliarmos esse diálogo com nossos estudantes, filhos e amigos”, ressaltou.
A cerimônia também contou com a participação de Lorena Berna, representante do Clube Náutico Marcílio Dias, que falou sobre a força simbólica do marinheiro negro que dá nome ao clube. “Estamos muito felizes em celebrar a história de Marcílio Dias, o primeiro marinheiro negro condecorado do país. Ele representa a força do povo negro do Brasil, a coragem e o exemplo que inspiram nossos jovens, em sua maioria periféricos e de origem negra, que continuam lutando pelos seus sonhos”, finalizou.
A diretora executiva da Secretaria de Assistência Social e da Cidadania, Talien Eline, destacou a importância do reconhecimento. “É um prêmio para homenagear as personalidades negras que fazem a diferença na luta pela igualdade racial na nossa cidade. Uma premiação muito importante, que valoriza e reconhece as pessoas que lutam pelo direito dos negros em Itajaí”, destacou.
Já o secretário de Assistência Social e Cidadania, André Leonardo Severino, ressaltou o caráter histórico e coletivo da celebração. “Itajaí é uma cidade construída por muitas mãos. Nesta noite, através do Prêmio Simeão, reconhecemos, honramos e agradecemos aos negros que fazem parte dessa comunidade tão importante. É uma honra representar o prefeito municipal e reconhecer o papel essencial dessa população na construção da nossa cidade”, ressaltou.
A Noite das Personalidades Negras de Itajaí foi mais do que uma entrega de prêmios: foi um tributo à história, à resistência e à contribuição inestimável da população negra na construção da cidade.
HOMENAGEADOS DE 2025
Marcílio Dias – In Memoriam
Sidneia Silva dos Santos – Professora da rede pública de ensino, pedagoga e especialista em Estudos Afro-Brasileiros. Militante do Movimento Negro Manoel Martins dos Passos.
Flávia Cristina Oliveira Santos – Advogada, com atuação nas áreas de Direito do Trabalho, Administrativo, Constitucional, Ambiental e Direitos Difusos e Coletivos. É professora universitária na UNIVALI, nas áreas de Direito do Trabalho e Prática Jurídica.
Marcos Costa Melo da Silva – Médico intensivista, atua como coordenador de UTI e de serviços de emergência no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Também é professor e preceptor nos programas de internato e residência médica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Rodrigo Nascimento – Atleta olímpico. Iniciou sua formação na Escola Aníbal César e descobriu o atletismo por meio de um projeto promovido pelo Município de Itajaí. Hoje, é atleta olímpico, representando o Brasil e levando o nome de Itajaí ao cenário internacional.
—————-
Da Asco/PMI
Fotos: Humberto Rosa/ Secom









