Balneário Camboriú: Secretaria da Pessoa Idosa promove sarau na próxima segunda-feira

Evento acontece na sede da SPI, a partir das 9h 

A Secretaria Municipal da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú promove na próxima segunda-feira (1°), às 9h da manhã, o sarau da Escola Sociedade Cultura Artística (SCAR) de Criatividade, com o tema “Histórias que se transformam em vida, no palco e na alma”. O evento acontece no salão principal da SPI – Rua 1822, nº 614, Centro – e marca o encerramento das atividades das Oficinas de Criação Literária, Expressão Cênica e Contação de Histórias. Ao todo, 15 alunos apresentarão os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula – um breve resumo de tudo o que aprenderam nesse período.

O Projeto Escola SCAR de Criatividade é oferecido desde maio deste ano na SPI e também em dez cidades de Santa Catarina. Em Balneário Camboriú, as oficinas são realizadas em parceria com a Fundação Cultural, reforçando a importância de iniciativas que promovem a inclusão cultural da população idosa por meio de linguagens criativas e participativas.

O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel disse que as oficinas oferecidas pela SCAR tiram os idosos da solidão e do isolamento, fazendo com que eles se sintam valorizados ao participar da vida cultural da cidade. “Neste final de período os nossos idosos terão a oportunidade de mostrar o que aprenderam nas oficinas. Este é um momento essencial para manter o interesse e a qualidade da vida emocional deles, por ser um momento de reconhecimento do que conquistaram ao longo do período em que ocorreram as oficinas”, pontuou.

O projeto da SCAR é realizado em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEI-SC) e financiado com recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI-SC).

AS OFICINAS

Expressão Cênica: aulas práticas com exercícios de apresentação e autoexposição para vencer a timidez; dinâmicas de roda para fortalecimento de equipe; relaxamento corporal; jogos teatrais; noções de interpretação, movimento e uso do espaço; improvisação; marcação de cena (especialmente com mais de um ator); discussão de soluções de produção; escolha coletiva do texto e ensaios para o sarau.

Criação Literária: técnicas de escrita criativa; construção de personagens; elaboração de enredos; e uso de recursos poéticos e narrativos para transformar memórias e ideias em textos autorais.

Contação de Histórias: seleção e adaptação de narrativas; trabalho de ritmo, entonação e expressividade; e técnicas para envolver o público e transmitir emoções por meio da narrativa oral.

————————–

Texto: Jeane Munaretti

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News