Barra Velha: Governo do Estado concede autorização para início de obras de esgoto

Aos poucos aumenta infraestrutura no Litoral Norte

Barra Velha vive um dia histórico nesta sexta-feira, 5. A vice-governadora Marilisa Boehm e o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Edson Moritz, assinam ordem de serviço autorizando o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. A cerimônia será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, às 16h, com a presença de autoridades locais e estaduais.

Com investimento previsto de R$ 98 milhões, garantidos junto ao Banco Europeu de Investimento (BEI), o empreendimento é uma das maiores obras de infraestrutura da história do município. A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário é um passo fundamental para elevar a qualidade de vida, fortalecer a saúde pública, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento urbano sustentável.

– Eu conheço Barra Velha e sei da importância que o sistema de esgotamento sanitário tem para os moradores e também para os turistas que vêm aproveitar as praias maravilhosas da cidade no verão e o Beto Carrero World durante o ano inteiro. Essa obra, que será realizada pela nossa Casan, é mais um compromisso do governador Jorginho Mello e meu com toda a região. Além de contribuir para a continuidade do turismo, esta é uma ação que tem foco na saúde de todos e na preservação do meio ambiente – destaca a vice-governadora Marilisa Boehm.

– O esgotamento sanitário tem reflexo direto na qualidade das nossas praias, melhora nosso turismo, atrai mais investidores, além dos demais benefícios para a saúde pública e para a qualidade de vida dos nossos moradores – enfatiza o prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.

Nesta primeira etapa a infraestrutura vai beneficiar o Bairro Itajuba, um dos maiores e mais importantes do município. O consórcio, selecionado em licitação internacional será responsável pela implantação de 52 quilômetros de rede coletora, cinco Estações Elevatórias de Efluentes, e uma Estação de Tratamento de Esgoto com vazão de 50 litros por segundo.

Aproximadamente seis mil moradores serão atendidos, com capacidade para que o atendimento seja ampliado para mais de 10 mil pessoas, beneficiando também visitantes do balneário.

– Esse é um investimento que muda a realidade de Barra Velha. Estamos falando de saúde, preservação ambiental, valorização da cidade e desenvolvimento sustentável. A Casan, sob a orientação do governador Jorginho Mello, segue firme no compromisso de levar saneamento de qualidade para todos os catarinenses, com obras que deixam legado e transformam vidas. A meta da empresa é de que no segundo semestre de 2027 parte do sistema já esteja operando, com conclusão total prevista para 2028 – ressalta o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz.

 ——————–

Por Ascom/Casan

Foto: Prefeitura de Barra Velha

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News