Encontro foi realizado dois dias após a assinatura da transferência do hospital para o Governo do Estado
Os integrantes do Comitê Extraordinário responsável por acompanhar, fiscalizar e dar publicidade às ações do processo de estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC), em Balneário Camboriú, se reuniram de forma ordinária pela última vez na manhã desta quinta-feira (4), nas dependências do próprio hospital. A prefeita Juliana Pavan também esteve presente no encontro, que discutiu os próximos passos da transição para a Organização da Sociedade Civil (OSC) Viva Rio.
A reunião final foi realizada dois dias após a assinatura do termo de colaboração que oficializou a transferência do HRRC para o Estado de Santa Catarina, realizada na terça-feira (2), na Prefeitura de Balneário Camboriú. A partir disso, iniciou-se oficialmente a transição da administração do hospital. Na próxima segunda-feira (8), após o processo de encerramento dos contratos do município para com o hospital, a OSC assume a administração.
Agora, o Comitê Extraordinário prepara um relatório final, que será apresentado em audiência pública, prevista para ocorrer em janeiro de 2026, na Câmara de Vereadores. Também foi sugerido que um dos membros do comitê seja indicado para integrar a Comissão de Avaliação e Fiscalização do contato, instituída pelo governo do estado, que irá acompanhar e fiscalizar os trabalhos realizados pela nova gestão do hospital regional.
Durante o encontro, a prefeita Juliana destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para viabilizar a estadualização do Hospital Regional, que contará com um investimento de R$ 533 milhões de reais ao longo de 60 meses.
– Agradeço aos membros do comitê pelo trabalho realizado até aqui, feito com seriedade e transparência, o que também possibilitou a concretização desse momento histórico para a nossa cidade. O investimento que o Hospital Regional Ruth Cardoso irá receber vai fortalecer a estrutura, ampliar serviços e garantir ainda mais qualidade no atendimento à população – disse.
A secretária adjunta de Estado da Saúde, Dra. Cristina Pires Pauluci, ressaltou que o diálogo entre Estado e município continua, pois reconhecem a história do hospital e sua importância para a região. Assim como o processo de estadualização, a transição também vai ser direcionada com responsabilidade e transparência.
O presidente do comitê e representante do Observatório Social, Paulo Roberto Maurici, encerrou a reunião parabenizando o governo estadual e municipal pela transparência e agilidade com que a estadualização do HRRC foi levada.
– Estamos muito honrados por termos feito parte disso e poder ser um representante da sociedade. Acho que fizemos, cumprimos o nosso papel e estamos conscientes, tranquilos de que realmente foi feito o melhor para a população – comentou.
SOBRE O COMITÊ
O Comitê Extraordinário de Acompanhamento e Fiscalização do Processo de Estadualização do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC) foi instituído por meio do Decreto Municipal Nº 12.582/2025 e teve como finalidade acompanhar, fiscalizar e dar publicidade a todos os atos relativos ao processo. O grupo foi presidido pelo representante do Observatório Social do Brasil, Paulo Roberto Maurici, tendo como vice-presidente o sr. Emerson Buzzo, representante da Somar Litoral.
——————–
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC












