Cortejo, apresentações artísticas, chegada do Papai Noel e neve no museu marcaram a noite desta sexta-feira (5) em Itajaí
Quando os sinos da Igreja Matriz tocaram exatamente às 18h desta sexta-feira (5), artistas e personagens natalinos já estavam a postos para dar início ao Cortejo de Natal na Rua Hercílio Luz. Crianças, idosos e famílias inteiras prestigiaram o mini desfile que antecedeu a abertura oficial do Natal Encanto 2025 e a tão aguardada chegada do Papai Noel, que recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Robison Coelho.
O casal Elaine Soares e Cleberson Ferreira, moradores de Navegantes, levou a pequena Helena, de 1 ano, para viver a magia preparada pela Fundação Cultural de Itajaí. “Agradecemos à cidade de Itajaí por nos acolher e fazer uma festa tão bonita. Nossa filha estava ansiosa para ver o Papai Noel, as luzes, as árvores decoradas que ela ama. Nós adoramos”, afirmaram.
Após o cortejo, o Palco Natal Encanto, ao lado da Praça Arno Bauer, recebeu apresentações de grupos de dança do programa Aqui Tem Arte. Rock Carvalho e o filho Gabriel acompanharam as apresentações na expectativa de ver de perto a chegada do Papai Noel. “Moro em Itajaí há seis meses e vimos que teria a abertura do Natal. Viemos prestigiar e comemorar a data com a família. Enquanto minha esposa e familiares se apresentam, eu e o Gabriel assistimos daqui com o desejo de que o Natal e 2026 sejam de muita luz, paz e alegria para todos”, desejou.
A empolgação tomou conta quando a bandinha de Natal e os personagens da Turma Encantada subiram ao palco, levando o público ao delírio. Os artistas fazem parte da programação do Natal Encanto 2025, que segue em diversos bairros de Itajaí com cortejos, desfiles e apresentações artísticas até o dia 23 de dezembro. Também se apresentaram no palco a cantora Célia Pedro e a soprano Letícia Liberato, com interpretações emocionantes de clássicos natalinos.
O mote da programação deste ano foi descentralizar as mais de 100 ações para os bairros da cidade. “Quando o itajaiense vem compartilhar um momento com a gente, é sempre um sucesso. Temos ainda programação religiosa, fantasia, muito encanto. Antes, todas as atrações eram centralizadas, mas este ano estamos chegando aos bairros. Quem não conhece Itajaí, venha; e quem conhece, aproveite ainda mais”, destacou a superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins.
A diretora-executiva da Fundação Cultural, Elisabete Laurindo, reforçou que o cortejo foi apenas um gostinho do que está por vir. “O grande dia da abertura chegou e a praça ficou cheia de gente. Festa, dança, música e muita beleza foram preparadas para fazer deste um Natal inesquecível. Os grandes desfiles terão mais de 200 participantes nos dias 13 e 14 de dezembro, na rua Hercílio Luz; 19 e 23, na Beira-Rio; e 20 e 21, na rua Estefano José Vanolli”, explicou.
O vice-prefeito Rubens Angioletti relembrou o significado maior da celebração. “O Natal representa o nascimento de Jesus Cristo. Além do Papai Noel e das luzes, devemos sempre lembrar disso, que é o mais importante. Esta festa é para vocês, porque Itajaí merece sempre o melhor”, ressaltou.
Com muita euforia e gritos de entusiasmo, a chegada do “bom velhinho” foi o ponto alto da noite. Papai Noel recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Robison Coelho, que destacou: “Cuide bem da nossa cidade durante esses dias. Itajaí merece uma festa linda e preparamos tudo com muito carinho. Que o espírito natalino contagie cada vez mais a nossa cidade para que a gente continue crescendo e promovendo eventos como este”.
As surpresas continuaram: após sair do palco, o Papai Noel apareceu na janela do Museu Histórico de Itajaí, encerrando a noite com um espetáculo de neve artificial que caiu das janelas do centenário Palácio Marcos Konder.
Neste fim de semana, o bairro Itaipava recebeu a Cantata de Natal: Vozes que Iluminam, o trenzinho de Natal e os personagens encantados. Na Hercílio Luz, também haverá cortejo neste sábado e amanhã, domingo, com a presença do Papai Noel.
——————————–
Fotos: Humberto Rosa/SECOM












