Itajaí: Praia Brava é palco da apresentação do estação verão 2025/2026 do governo do estado

Itajaí deve receber 72 guarda-vidas para a temporada e um reforço de 500 policiais será destinado para o patrulhamento da região

Itajaí entra no ‘Estação Verão 2026’, alinhada a um dos maiores planejamentos integrados já realizados em Santa Catarina para o período de alta temporada. O município integra a estratégia estadual que projeta uma temporada recorde, com previsão de 3,5 milhões de turistas, impulsionada pelo reforço na segurança pública, pela prevenção de riscos e pela qualificação das experiências oferecidas a moradores e turistas no litoral catarinense.

Sede da abertura oficial da Estação Verão 2026, Itajaí fortalece sua estrutura nas praias com ampliação do efetivo de guarda-vidas, incorporação de novas tecnologias de salvamento e atuação integrada com as forças de segurança do Estado. Ao longo da temporada, serão 42 guarda-vidas em atividade diária, totalizando 72 profissionais atuando no período, garantindo cobertura estratégica nas áreas de maior fluxo.

Entre as inovações previstas estão a implantação de desfibriladores externos automáticos (DEA) nos postos de guarda-vidas, ampliando a capacidade de resposta em atendimentos mais críticos, além do início dos testes com drones guarda-vidas – equipamentos capazes de alcançar rapidamente banhistas em risco e lançar boias de flutuação para suporte imediato até a chegada das equipes.

Para o prefeito de Itajaí, Robison Coelho, sediar a abertura da Estação Verão reforça o papel estratégico do município no cenário estadual.

“É uma honra sediar a abertura da Estação Verão aqui em Itajaí. Estamos muito orgulhosos de receber esse evento, fortalecendo o nosso turismo e, principalmente, a segurança tanto dos turistas que vêm para cá quanto das pessoas que vivem aqui”, afirmou.

O vice-prefeito de Itajaí, Rubens Angioletti destacou o esforço conjunto para garantir uma temporada segura e o papel da conscientização da população.

“A abertura da temporada de verão aqui em Itajaí mostra o respeito do Governo do Estado com a nossa cidade. Estamos trabalhando muito para deixar a casa em ordem, para que as pessoas venham, fiquem e voltem com segurança. Temos guarda-vidas equipados, desfibriladores e a polícia reforçada, mas é fundamental que cada um faça a sua parte, respeitando a sinalização das praias e as regras de trânsito. Estamos falando de vidas humanas”, ressaltou.

O reforço na segurança também se estende ao policiamento ostensivo, em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina. A corporação intensificará o efetivo com policiais já lotados nas regiões litorâneas, reforços vindos de outras regiões do Estado e a incorporação de 325 novos soldados, que se formam no dia 19 de dezembro. Com isso, mais de 500 policiais atuarão diariamente durante toda a operação de verão.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello destacou a atuação integrada das forças de segurança durante a temporada.

“Estruturamos bombeiros, guarda-vidas, Polícia Civil, Polícia Militar e todas as forças de segurança para garantir tranquilidade às famílias que vêm a Santa Catarina. O Estado conquistou a marca de Réveillon mais seguro do Brasil, e essa é uma marca que precisamos preservar a qualquer custo”, afirmou.

Além da segurança, a Estação Verão 2026 também fortalece o posicionamento turístico do município. O secretário de Turismo de Itajaí, Ronaldo Jansson Jr., destacou a visibilidade conquistada com o evento.

“Itajaí foi presenteada com a oportunidade de sediar a abertura da temporada de verão do Estado. Estamos reforçando a promoção do destino e mostrando que Itajaí é, sim, uma cidade turística e um importante indutor do turismo em Santa Catarina, com ações de promoção em nível nacional e internacional”, afirmou.

A superintendente das Fundações de Itajaí, Anna Carolina Cristofolini Martins, ressaltou o fortalecimento das vivências e do uso qualificado dos espaços públicos.

“Estamos retomando ações importantes na Praia Brava, com foco em vivências, esportes, lazer e convivência familiar. Nosso objetivo é valorizar o espaço público, respeitando suas características e promovendo experiências que integrem moradores e visitantes”, destacou.

O reforço no efetivo policial e do Corpo de Bombeiros será percebido tanto por turistas quanto por moradores, que contarão com novas estruturas preparadas nas praias do Molhe, Atalaia, Cabeçudas e Brava. Entre as melhorias estão decks e passarelas de madeira, novas duchas, além de reforço na sinalização e na iluminação, ampliando a segurança, a acessibilidade e o conforto durante toda a temporada de verão.

Além disso, a Estação Verão 2026 também traz reflexos diretos para a economia local. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, é projetado um aumento sazonal de cerca de 20% nas contratações temporárias durante a temporada de verão, especialmente nos setores de turismo, comércio, serviços e gastronomia.

Parte dessas vagas tem potencial para ser convertida em contratações permanentes após o período de alta temporada.

Com planejamento, investimento, inovação e geração de oportunidades, Itajaí se consolida como um dos destinos mais preparados do litoral catarinense para a Estação Verão 2026, unindo segurança, desenvolvimento econômico e qualidade de vida para moradores e visitantes.

———————-

Texto: Ascom/ITA

Fotos: Eduardo Murara

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News