Itajaí: Onda de calor mantém tempo instável e favorece temporais isolados na região do vale

Defesa Civil acompanha instabilidade climática e mantém monitoramento 24h

Embora o Sol tenha aparecido na manhã desta sexta-feira (26), o tempo  ainda apresenta condição de instabilidade, influenciado pela atuação de uma forte onda de calor que deve persistir até amanhã, sábado (27) e também no domingo (28), conforme monitoramento da Defesa Civil Municipal.

Esse cenário aumenta a sensação térmica e favorece a formação de temporais e trovoadas típicas de verão, que costumam se desenvolver entre as tardes e noites, de forma irregular e localizada. De acordo com os técnicos da Defesa Civil, essas instabilidades podem provocar chuvas intensas em curto intervalo de tempo, acompanhadas de rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas em algumas regiões.

Na noite de quarta-feira (25) alguns bairros registraram volumes de chuva que superaram 50 milímetros em menos de duas horas, o que é considerado elevado para um curto espaço de tempo e suficiente para causar alagamentos pontuais. Demais municípios da região não registraram estragos, no entanto, em razão da precipitação registrada, foram observadas situações isoladas de alagamento.

As ocorrências foram de pequena intensidade, sem registro de danos estruturais, desalojados ou transtornos relevantes à população. Segundo o Centro de Operações Integradas (COI), não houve acionamentos oficiais relacionados aos alagamentos.
No temporal de ontem à noite na região, a Defesa Civil explica que, em eventos de chuva intensa concentrada, é comum a ocorrência de alagamentos localizados. No entanto, a situação apresentou rápida normalização, uma vez que a chuva cessou, o nível da água começou a baixar e a maré se encontra em nível baixo, fator que contribui muito para o escoamento.

A Defesa Civil mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, acompanhando a evolução das condições climáticas e permanecendo em prontidão para eventuais atendimentos. Até o momento, não há alerta ativo nem necessidade de medidas adicionais.
A orientação é para que a população fique atenta às mudanças no tempo, evite áreas alagadas durante períodos de chuva intensa e acione os órgãos competentes em caso de emergência. Os contatos disponíveis são a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

———————-

Texto: Secom/PMI

Foto: Divulgação/Secom

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos