Finalmente o bom-senso prevaleceu e as autoridades decidiram remover o problema
Uma reunião estratégica realizada nesta quarta-feira (14) marcou o início de uma nova frente de trabalho do Governo Municipal de Itapema voltada à organização, regularização e retirada de fios e equipamentos obsoletos instalados de forma irregular na rede aérea urbana da cidade. O encontro foi organizado pelo secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia, e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Wanderley Dias, além dos vereadores Leo Cordeiro, Márcio Silva e Lorita Montagner, do Diretor de Iluminação Pública do município, Mauro Matzenbacher e representantes das empresas de telefonia e internet que atuam no município.
Durante a reunião, foram alinhadas as diretrizes da operação e definido que a primeira intervenção prática será realizada na próxima sexta-feira (16), no bairro Ilhota, marcando o início do trabalho conjunto de ordenamento da rede aérea urbana.
A operação segue um modelo já adotado em outros municípios da região, onde ações integradas entre poder público e empresas de telecomunicações têm sido realizadas para reduzir o excesso de cabos inutilizados, minimizar riscos e melhorar a paisagem urbana. Em Itapema, o trabalho será estruturado de forma contínua e planejada.
– A situação da fiação aérea em alguns pontos da cidade é feia, desorganizada e insegura, e isso não pode mais ser tratado como algo normal. Fios soltos e obsoletos representam risco para pedestres, ciclistas e motoristas, além de prejudicar a paisagem urbana. Essa operação é necessária para organizar o espaço público, reduzir riscos e melhorar o aspecto visual da cidade, com responsabilidade e parceria com as empresas – salienta o secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia.
—————————-
Texto: Emerson Oliveira




























