Itajaí: Saúde moderniza suas unidades para ampliar a qualidade de atendimento ao paciente

Ao todo as 32 UBS passaram por ampliações e reestruturação para melhorar o acesso aos serviços

Ao longo de 2025, a rede municipal de saúde avançou com revitalizações, ampliações e melhorias estruturais em diversas unidades, qualificando o atendimento prestado à população e assegurando melhores condições de trabalho aos profissionais. Ao todo, foram investidos R$ 3,4 milhões em reformas e ampliações nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

No bairro Rio Bonito, a unidade recebeu revitalização completa, nova pintura e reorganização de salas. Na UBS Itaipava, a estrutura foi modernizada, com adequação de ambientes e instalação de contêiner para ampliação da capacidade de atendimento aos pacientes. No bairro Limoeiro, a unidade foi ampliada e revitalizada, enquanto na UBS Praia Brava a reforma geral foi concluída, garantindo melhores condições de atendimento à comunidade local.

A UBS Jardim Esperança, além da ampliação do terreno, passou por reestruturação da recepção, revitalização de espaços internos, criação de nova copa e solução definitiva para a falta de abastecimento de água, um problema antigo da unidade. Na UBS Fazenda a ampliação com contêiner aumentou a oferta de serviços, e na unidade do Cidade Nova II também houve reforma da rampa de acesso, com foco em acessibilidade. A unidade Cidade Nova I recebeu revitalização com nova pintura.

Outras entregas importantes foram concluídas no ano de 2025, a exemplo do novo espaço para a distribuição de medicamentos de alto custo disponibilizados pelo estado, o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), a ampliação e revitalização da Unidade de Atendimento Médico especializado (UAME) e a criação de novas salas na UBS Parque do Agricultor.

O CAPSi passou a funcionar em um novo espaço, oferecendo ambiente mais adequado ao atendimento em saúde mental. No Salseiros e no CRESCEM, problemas crônicos de esgoto foram resolvidos, garantindo segurança sanitária. Na unidade Santa Regina, a melhoria da calçada eliminou acúmulo de água que causava transtornos frequentes à população. O CIS recebeu melhorias estruturais e aumento no número de consultórios, e o CIAMI reorganizou a base das ambulâncias em um novo espaço.

Além dessas intervenções, a Secretaria Municipal de Saúde realizou reparos na cobertura de 95% das unidades, prezando pela manutenção preventiva da rede de saúde. Para o primeiro semestre de 2026, estão previstas importantes entregas estruturais, com destaque para a ampliação da Pediatria do CIS, em fase final de obras, e para a inauguração da Casa do Idoso, que ampliará o cuidado integral à população.

———————-

Texto: Secom/PMI

Foto: divulgação

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos