Segurança e comportamento responsável no uso das praias foram os temas abordados no Estaleiro e em Taquaras
Balneário Camboriú contou com uma ação importante do Programa Bandeira Azul durante este fim de semana. As praias do Estaleiro e Taquaras receberam a primeira ação da campanha de educação ambiental, que teve como objetivo orientar e conscientizar banhistas sobre comportamentos responsáveis e seguros no uso das praias.
No sábado (17), a ação foi promovida na praia do Estaleiro e, e neste domingo (18), a ação foi realizada em Taquaras, ambas entre 9h e 13h. As atividades foram realizadas por servidores especializados da Univali, todos com nível superior na área ambiental e social, com a presença de professores da universidade e com apoio dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semam).
– Essas ações de educação ambiental são fundamentais para fortalecer a relação de cuidado entre as pessoas e o nosso litoral. As praias são espaços públicos que precisam ser utilizados com responsabilidade, respeito às normas e atenção à segurança de todos. A conscientização é uma das principais exigências do Programa Bandeira Azul e só se concretiza com o apoio da população. Quando o cidadão entende seu papel, ele contribui diretamente para a preservação ambiental, o bem-estar coletivo e a manutenção da qualidade das nossas praias certificadas – destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira.
Em uma tenda montada na praia, a equipe apresentou um material didático e lúdico, com jogos recreativos pertinentes ao comportamento dos banhistas ao utilizar o espaço público.

A professora e socióloga da Univali, Katiuscia Wilhelm Kangerski, explica que durante a ação, os usuários da praia são orientados sobre o que siginificam as bandeiras instaladas nas praias conforme cada cor, os cuidados com a restinga, o descarte correto do lixo, uso de caixas de som, animais na areia, entre outros.
– A gente trouxe três jogos para as praias. Um deles é um quiz ambiental, uma brincadeira de perguntas e respostas para ver se o conteúdo que a gente passou foi assimilado pelas pessoas. Temos um joguinho de memória, em que trabalhamos com o público menor, de 4 a 7 anos, e também fizemos um quadro interativo para que pudéssemos brincar com o ímã da Bandeira Azul. Então é uma maneira interativa de passar essas orientações da forma mais lúdica e educativa possível – disse.
PRÓXIMA AÇÃO
A próxima temática “Animais na Praia”, será abordada nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, com foco nos impactos negativos que o ambiente da praia pode causar aos animais domésticos, especialmente aos cães, como a exposição à areia quente, a ingestão acidental de água do mar e o estresse provocado pelo excesso de estímulos sensoriais.
Conforme dados da Semam, os principais problemas identificados nas praias, além da presença de animais domésticos na restinga e na faixa de areia, são caixas de som, os depósitos irregular de lixo, os jet skis e as lanchas a menos de 200 metros da linha de costa – causando risco aos banhistas – intervenção em Área de Preservação Permanente de restinga com pisoteio, veículos, camping, além de churrasco e piquenique nos costões rochosos.
TEMÁTICA ANIMAIS NA PRAIA:
23 de janeiro – Estaleirinho
24 de janeiro – Estaleiro, em frente ao Restaurante Brisa do Mar
25 de janeiro – Taquaras
BANDEIRA AZUL
Sob responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), Bandeira Azul é uma certificação internacional ecológica concedida a praias e marinas. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Para receber a bandeira, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.
Em Balneário Camboriú, as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho foram contempladas com o prêmio internacional, além da Marina Tedesco, que recuperou a bandeira em 2025.
———————
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC




























