Itajaí: Museu Histórico adapta horário e se destaca como atrativo para turistas de cruzeiros

A integração entre cruzeiros, turismo urbano e equipamentos culturais fez crescer a visitação, com aumento de 15% em 2025

A chegada de navios de cruzeiro a Itajaí tem impulsionado mudanças estratégicas no funcionamento do Museu Histórico da cidade, que passou a adotar horários estendidos de forma planejada, exclusivamente nos dias em que as embarcações estão atracadas na cidade. A medida tem otimizado o atendimento aos visitantes e elevado a qualidade da experiência oferecida ao público. No último sábado (24), 85 turistas, provenientes do 18º transatlântico da temporada 2025/2026, visitaram o museu.

Outra mudança importante foi a ampliação dos espaços disponíveis para visitação. Se no ano passado apenas o piso térreo era aberto ao público, atualmente todos os andares do museu estão em funcionamento, permitindo melhor distribuição dos visitantes, e maior acesso ao acervo histórico.

Depois de percorrer o Centro a pé, conhecer os casarões, o comércio, a cultura e o jeito do povo itajaiense, o visitante encontra no Museu Histórico a oportunidade de entrar na história da cidade. Por meio do acervo, o turista faz uma viagem no tempo, uma experiência que ultrapassa o passeio e se transforma em memória levada na bagagem.

A turista do Rio de Janeiro, Renata Leal Souza, fez o caminho a pé desde o Centreventos e parou no museu para conhecer um pouco mais sobre Itajaí.

– É muito bom para conhecer a cidade onde o navio atraca, para conhecer a forma de vida das pessoas. E o grande momento desse passeio é parar no museu, conhecer a história, como surgiu Itajaí e o que envolveu o surgimento da cidade. Achei muito interessante – revela a turista carioca.

Paulista, da cidade de Mirassol, Ângela Galego Dias da Silva também optou por fazer o passeio a pé pela cidade. Ela se encantou com a exposição Século 20, onde armários guardam a memória de profissões hoje quase em extinção.

– Eu achei bem gostoso o passeio, bem interessante. A cidade é muito bonita. Nós estamos em quatro pessoas. Viemos batendo papo e aproveitamos para entrar e conhecer o museu – completa.

Itajaí é a única cidade da região da foz do Rio Itajaí-Açu a contar com dois museus organizados, com espaços expositivos estruturados, acervo museológico e equipes técnicas especializadas: o Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etnoarqueológico na Itaipava. Esse conjunto fortalece o turismo cultural e amplia as opções para além do tradicional turismo de sol e praia.

A integração entre cruzeiros, turismo urbano e equipamentos culturais tem refletido diretamente no crescimento da visitação, com aumento estimado em 15%, reforçando o papel do museu como equipamento turístico estratégico para a cidade.

– Para os próximos anos, a administração do museu já planeja novos investimentos. Entre as propostas está a ampliação do anexo do prédio histórico, com a implantação de um café e uma loja de souvenirs, espaços pensados para prolongar a permanência do visitante e oferecer uma experiência mais completa – revela o gerente do Museu Histórico de Itajaí, Marco Antônio Figueiredo Ballester Junior.

Para aproveitar o fluxo de turistas, o museu, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, altera seus horários quando há escala de navios, passando a abrir às 9h e permanecendo aberto até 18h30. Aos sábados, o atendimento ocorre das 9h às 13h, com extensão até as 14h nos dias de chegada de cruzeiros.

——————-

Por Secom/PMI

Foto: Divulgação Secom

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos