Itapema: Em visita à cidade, vereadores de São Bento do Sul destacam avanços no sistema municipal de saúde

Eles vieram conhecer o sistema adotado por Itapema na área da saúde

Vereadores de São Bento do Sul realizaram, nesta semana, uma visita técnica ao sistema municipal de saúde de Itapema, escolhida como referência e modelo de gestão para conhecer de perto a estrutura, os serviços e as tecnologias adotadas pela rede pública. O objetivo da agenda foi identificar boas práticas que possam ser adaptadas e contribuir para o aprimoramento da saúde pública em seu município.

Os parlamentares Rodrigo Vargas (PP) e Diego Niespodzinski (MDB) percorreram unidades estratégicas da rede, como o Pronto-Socorro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), administrada pelo IMAS, além de outras unidades de saúde. Durante a visita, observaram a organização dos serviços, a infraestrutura disponível e o uso de tecnologia na gestão do atendimento.

Segundo o vereador Rodrigo Vargas, a escolha por Itapema levou em consideração semelhanças entre os municípios. “A gente escolheu Itapema porque tem um número parecido de habitantes e um orçamento praticamente igual ao de São Bento do Sul. Só que a realidade é muito diferente. Itapema está anos-luz à nossa frente em estrutura, atendimento e tecnologia na Secretaria de Saúde”, afirmou.

Um dos pontos que mais chamou a atenção dos vereadores sãobentinos foi o Centro de Autismo, que atende cerca de 500 crianças em um prédio novo e moderno. De acordo com os parlamentares, a estrutura é semelhante ao modelo que São Bento do Sul busca implementar para ampliar e qualificar o atendimento especializado.

Outro destaque foi a organização dos setores de odontologia, com consultórios equipados com cadeiras novas, salas específicas para atendimento infantil, ambientadas com brinquedos e profissionais preparados para atender pessoas com transtorno do espectro autista. Áreas como fisioterapia e outros serviços especializados também foram elogiadas pela qualidade, organização e agilidade nos atendimentos.

A adoção de ferramentas tecnológicas na gestão da saúde também impressionou os visitantes. Segundo Vargas, o acompanhamento em tempo real do fluxo de atendimento nas principais unidades permite identificar demandas, evitar filas e agilizar os serviços. “Esse monitoramento mostra que praticamente não há filas e evidencia a presença constante do gestor, que inclusive esteve no hospital em um domingo, quase à meia-noite, para acompanhar o funcionamento da unidade”, completou.

O secretário municipal de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá) ressaltou a importância do intercâmbio entre municípios e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido. “Receber representantes de outras cidades é uma oportunidade de mostrar que é possível avançar na saúde pública com planejamento, investimentos em estrutura, valorização das equipes e uso responsável da tecnologia. Itapema tem buscado constantemente qualificar seus serviços, sempre com foco em oferecer um atendimento mais humano, ágil e eficiente à população”, destacou.

Para os vereadores, a visita reforça a importância de conhecer experiências bem-sucedidas. “São Bento do Sul precisa se espelhar nessa realidade. É fundamental conhecer o que é feito em outras cidades, o que funciona e pode ser adaptado à nossa realidade”, concluiu Vargas.

A agenda em Itapema servirá como base para futuras discussões e propostas no Legislativo de São Bento do Sul, com foco em ampliar a eficiência, incorporar novas tecnologias e melhorar a qualidade do atendimento em saúde oferecido à população.

——————————

Texto: Gustavo Henrique

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos