Balneário Piçarras: Combate à dengue realiza aplicação de fluodora nas unidades escolares

As atividades de rotina, visitas domiciliares, monitoramento da cidade através das armadilhas e visitas quinzenais em pontos estratégicos continuam em todo o Município

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus, desta vez nos prédios públicos. Na última semana a equipe realizou a aplicação do inseticida fluodora e BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar) nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, antes do início do ano letivo.

As atividades de rotina, visitas domiciliares, monitoramento da cidade através das armadilhas e visitas quinzenais em pontos estratégicos, continuam em todo o Município. O setor ambiental ainda desenvolve a LIRAa – metodologia utilizada para mapear, de forma rápida, a infestação do mosquito Aedes aegypti e identificar por meio de coletas os principais criadouros, realizada uma vez por ano com essa finalidade.

– Essa atividade é preconizada pelo Programa de Combate à Dengue e o insumo é liberado justamente para essa finalidade. Pedimos auxílio da população no descarte correto de materiais e cuidado com acúmulo de água. Quem apresentar sintomas como febre, dor atrás dos olhos, vômitos, inchaço ou dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira deve procurar uma Unidade Básica de Saúde – recomenda o Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros.

Balneário Piçarras não registrou novos casos de dengue desde agosto de 2025. Segundo dados da Secretaria de Saúde, em janeiro de 2026 as Unidades Básicas de Saúde realizaram 4.471 atendimentos médicos e o Pronto Atendimento realizou 5.394, totalizando 9.865 atendimentos. Deste total, foram 75 casos suspeitos de dengue, representando cerca de 0,85%, e desses casos suspeitos, 58 pacientes tiveram resultado negativo para Dengue e 17 pacientes aguardam resultado.

DENÚNCIAS

A Saúde reforça que as denúncias referente a dengue podem ser feitas através do whatsapp do Programa de Dengue (47) 99270-1388, que também está à disposição para dúvidas e esclarecimentos.

SINTOMAS E COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agentes endêmicos nos imóveis.

—————————–

Texto: Lyandra Machado

Fotos: Secretaria de Saúde

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos