Balneário Camboriú: Documentário sobre o Centenário da Colônia de Pescadores Z7 será lançado neste sábado

Durante o evento, será lançado um selo dos Correios em homenagem aos 100 anos da Colônia

As celebrações dos cem anos da Colônia de Pescadores Z7, de Balneário Camboriú, terão continuidade neste sábado (7), às 18h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. No evento, será exibido um documentário sobre a entidade, fundada em agosto de 1925, e lançado um selo dos Correios que a homenageia.

A produção do documentário “De Pai para Filho – A Pesca como Fé, Tradição e Família” e a emissão do selo comemorativo começaram a ser articuladas no início de 2025 pela Prefeitura de Balneário Camboriú, em parceria com a Colônia de Pescadores. “Celebrar os 100 anos da Colônia de Pescadores Z7 é reconhecer a história e a identidade da Barra e de Balneário Camboriú. A colônia representa gerações de famílias que ajudaram a construir nossa cidade por meio do trabalho, da fé e da tradição da pesca. Esse centenário é uma homenagem a quem preserva nossa cultura e mantém viva essa memória tão importante”, destaca a subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins.

Custeado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o documentário “De Pai para Filho – A Pesca como Fé, Tradição e Família” tem 42 minutos de duração. O filme tem direção de arte/fotografia de Devian de Zutter e roteiro de Nildo Teixeira. Foram entrevistadas na produção 22 pessoas, entre pescadores, familiares de pescadores e dos fundadores da colônia, ex-presidentes da entidade, representante da Associação de Crédito e Assistência Pesqueira de Santa Catarina (Acarpesc), médico e dentista da colônia que atuaram nos anos 1970 e 1980.

– O período histórico inicia com a Nova Ericeira (Porto Belo), criação de Camboriú, cuja primeira sede foi na Barra, e fundação da Colônia de Pescadores. Abordamos como era o cotidiano da Barra e praias antigamente, quando não havia energia e nem água, a questão da educação e da religião e os serviços prestados pela colônia – diz Nildo Teixeira. “De Pai para Filho” também trata do envolvimento da população com o Rio Camboriú, que era a extensão da casa dos moradores da Barra. O documentário poderá ser assistido no YouTube da Fundação Cultural posteriormente.

Organizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Subprefeitura da Região Sul e Fundação Cultural, o evento de sábado terá homenagem aos ex-presidentes da Colônia de Pescadores e apresentações da Banda Municipal e do grupo de Terno de Reis Visitas de Natal Sagrada Família.

SOBRE A COLÔNIA DE PESCADORES

Fundada em agosto de 1925, a Colônia de Pescadores Z7 tem cerca de 180 associados de Balneário Camboriú e região. Em 2008, as Colônias de Pescadores foram reconhecidas como órgãos de classe dos trabalhadores do setor artesanal da pesca pela Lei nº 11.699 (assim como as Federações Estaduais e a Confederação Nacional dos Pescadores).

O centenário da entidade de Balneário Camboriú foi comemorado também na 36ª Festa dos Pescadores, em julho do ano passado. Em 2025, ela foi uma das premiadas com R$ 28.789,24, por meio Edital Cultura Viva, chamamento público que objetivou o desenvolvimento da Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura. Localizada no Bairro da Barra, a Colônia de Pescadores Z7 é Ponto de Cultura de Balneário Camboriú reconhecido pelo Ministério da Cultura desde 2018.

—————————–

Texto: Silvana de Castro

Foto: Divulgação PMBC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos