Reunião ocorrida em Treze Tílias leva pautas regionais ao cenário estadual
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Itapema e Porto Belo (ACITA), Estevão Guerreiro participou da primeira reunião de diretoria da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) de 2026, realizada em Treze Tílias/SC, reunindo lideranças empresariais de todas as regiões do Estado.
Durante o encontro, Estevão levou ao debate as principais preocupações e desafios enfrentados por Itapema e Porto Belo, especialmente relacionados à infraestrutura urbana e à sustentabilidade do crescimento econômico da região.
Entre os temas destacados estavam: os riscos de colapso nos sistemas de mobilidade urbana, fornecimento de água e energia, gestão de mão de obra e políticas de habitação, fatores que impactam diretamente a competitividade das empresas, a produtividade do setor produtivo e a segurança para novos investimentos.
Segundo o presidente da ACITA, a união do empresariado é fundamental para que esses gargalos sejam enfrentados de forma estruturada, com planejamento e visão de longo prazo.
– Assim como dentro das empresas o crescimento precisa ser planejado. É preciso planejar também infraestrutura, pessoas e processos. As associações empresariais e a federação têm esse papel de racionalidade econômica, de estudar, dialogar com os poderes e construir ferramentas que auxiliem na busca por soluções reais – destacou Estevão.
O presidente também ressaltou que o fortalecimento institucional passa pelo alinhamento do setor produtivo e pela maturidade política da sociedade.
– Precisamos alinhar o empresariado, mas também ter consciência na escolha da classe política. Isso é determinante para garantir competitividade, produtividade e um ambiente mais seguro para empreender – afirmou.
A participação da ACITA na reunião da FACISC reforça o posicionamento da entidade como voz ativa do empresariado de Itapema e Porto Belo no cenário estadual, conectando as demandas locais às instâncias de decisão e contribuindo para a construção de políticas públicas mais alinhadas à realidade do setor produtivo.
O encontro integra a agenda institucional da ACITA para 2026, que tem como foco o fortalecimento da representatividade, a atuação estratégica junto às entidades estaduais e o desenvolvimento econômico sustentável da região.
—————
Da Redação


















