Alles Park Night Run encerra o ano esportivo com recordes, fantasias e clima natalino em Pomerode

Recordes, fantasias e energia contagiante: 2ª Alles Park Night Run consagra-se como a grande festa de encerramento do ano esportivo em Pomerode
Evento de celebração misturou alta performance com a magia do Natal, consolidando a prova no calendário regional.

 


Um espetáculo de fogos de artifício iluminou o céu e jatos de CO2 no pórtico impulsionaram os atletas na largada da Alles Park Night Run, em Pomerode (SC). Mais do que uma prova, a 2ª edição transformou as ruas da cidade mais alemã do Brasil em uma grande festa de encerramento do ano. Entre famílias, atletas fantasiados e a busca por superação, a corrida noturna provou que veio para ficar, garantindo um lugar especial no calendário esportivo da região.

A noite de sábado (13) foi marcada por uma prova de alto nível técnico, com quebra de recordes, conquista de bicampeonato e estreias emocionantes no pódio. Realizada pelo Alles Park, com organização da FTA Sports e supervisão técnica da Federação Catarinense de Atletismo, a corrida coloriu a cidade e entregou uma experiência completa, unindo esporte, turismo e confraternização.

Com 2.100 atletas inscritos, o evento se transformou em uma grande confraternização, atraindo um público estimado entre 4 e 5 mil pessoas.

“Nosso objetivo era ousado: elevar o nível e realizar uma prova maior e ainda melhor este ano. E a resposta que tivemos dos atletas foi simplesmente incrível, eles abraçaram a ideia e fizeram desta edição um verdadeiro espetáculo. Tivemos atletas de 8 estados e 82 cidades, com o mais distante vindo de Manaus-AM. Isso consolida a nossa prova não só no calendário anual de eventos da cidade, como também já entramos no calendário dos atletas de Santa Catarina”, comemora Juan Zimmermann, gerente de operações do Alles Park.

Celebração de fim de ano

O clima acolhedor de Pomerode atraiu grupos de corrida de diversas regiões, como a Bora Assessoria, que participou com 32 atletas. Para o diretor da equipe, Saulo Arruda, a escolha da prova foi estratégica para celebrar o fim de ano.

“Aqui é uma festa, Pomerode é um lugar maravilhoso e esse parque é fantástico. Tem um clima de família, um ambiente aconchegante onde você vê a alegria das pessoas. É por isso que a Bora está aqui na nossa última prova do ano, para fechar com chave de ouro e aproveitar esse momento de festa com a família e com as pessoas”, destacou Saulo que também correu a prova.

Futuros atletas: Corrida Kids

A programação começou celebrando os futuros atletas, com a Corrida Kids, reunindo crianças de 2 a 13 anos. Um dos destaques foi a pequena Lara, de apenas 4 anos. Vestida a caráter, com arco de Natal e saia vermelha, ela encarou o desafio dos 50 metros sob o incentivo dos pais, que também correm. Apesar da pouca idade, a menina participa de provas desde um ano e nove meses e já ostenta uma coleção impressionante de 40 medalhas.

“A gente sempre correu e ela acaba vendo os nossos treinos, as nossas medalhas, e quer fazer igual. Ela fica ansiosa antes da prova, assim como a gente que é corredor, e é bem competitiva, sempre quer ganhar”, conta a mãe, Fátima Cristina de Souza.

Atletas fantasiados: clima de Natal

O clima de celebração tomou conta dos 5km e 10km. A organização celebrou um aumento significativo no número de atletas fantasiados em relação à edição anterior, consolidando o evento como uma verdadeira festa de encerramento do ano esportivo. Além do gorro de Papai Noel e das meias temáticas da Cia da Meia — itens oficiais do kit que coloriram as ruas —, a criatividade não teve limites: fadas, duendes, Mamães Noéis e até um “Papai Noel Dino” marcaram presença.

“É um orgulho ver todo mundo com a meia temática aqui no nosso ‘quintal de casa’. A meia é aquele item que a gente usa na corrida e continua usando depois, e a ideia é que vire uma coleção, renovando a cada ano”, explica Rúbia de Liz, gerente de marketing da Cia da Meia, de Blumenau (SC).

E entre tantos atletas à caráter, quem roubou a cena foi uma turma da T2 Assessoria, de Penha (SC). Cinco amigos correram todo o trajeto unidos por uma estrutura artesanal que simulava um trenó, com direito a Papai Noel e quatro renas puxando o ritmo e elevando a energia da torcida por onde passavam. A criatividade e o fôlego foram recompensados no pódio: para surpresa e alegria da equipe, eles conquistaram o troféu de Melhor Fantasia da Alles Park Night Run.

“A ideia surgiu porque já havíamos feito uma ‘centopeia’ em outra corrida. Quando soubemos da prova de Natal, pensamos no trenó e nas renas. A corrida foi um desafio, porque esperávamos um clima mais fresco, parecido com a ‘neve’ que estamos acostumados [risos]. Atrasou um pouco as entregas no Polo Norte, então chegamos em cima da hora, mas ano que vem vamos vir mais cedo para treinar na Vila da Neve do Alles Park e ajustar o trenó para fazer um tempo ainda melhor”, brincou Matheus Radünz, integrante do grupo que estava vestido de Papai Noel.

Quem também caprichou na produção para representar seu grupo de corrida, o CRA, de Blumenau, foi a dupla Daiane de Souza e Simone Wagner Reis, vestidas, de duende e de “pisca-pisca”.

“O objetivo aqui não é competir ou ganhar, é participar e se divertir. É uma celebração para colocar uma roupa diferente, brincar e se animar”, resumiu Daiane. A amiga Simone completou. “É para a saúde mental, não só física. Estar com a galera, se divertindo e liberando endorfina. É uma corrida diferenciada que permite a gente estar assim, fantasiada”.

Quebra de recorde e campeões nos 5km

A 2ª edição da Alles Park Night Run teve quebra de recordes nos 5km masculino. O atleta Lucas Simões de Oliveira, de Papanduva (SC), conhece bem as ruas de Pomerode e cruzou a linha de chegada em 16min15s, baixando em mais de um minuto a marca da edição anterior de 17min22s.

“Eu e Pomerode temos um vínculo muito especial. Sou bicampeão da Maratona e da meia maratona da cidade, e não podia perder essa última prova do ano para encerrar. O evento é maravilhoso, com imagens lindas e uma torcida gigante. A gente treina para subir no lugar mais alto e a meta foi cumprida”, celebrou Lucas.

No feminino, a vitória ficou com Soraia da Silva, que garantiu o primeiro lugar com o tempo de 21min32s. “Foi uma prova maravilhosa, com cenário lindo, mas bem ‘cascuda’, com alguns morrinhos no percurso. Foi emocionante, minha primeira vez aqui. Não esperava o primeiro lugar geral, achei que ficaria bem na minha categoria, mas larguei atrás e fui buscando. Nem o calor atrapalhou”, relatou a campeã.

Hegemonia nos 10km da Alles Park Night Run

Já nos 10km masculino, Jair Haskel sagrou-se bicampeão da Alles Park Night Run. Ele não apenas defendeu o título, como baixou seu próprio tempo: venceu com 34min29s. Em 2024 cruzou o pórtico com 34min51s. “Campeão ano passado, campeão este ano, então continuamos invictos. O percurso mudou, ficou um pouquinho mais pesado, mas foi bom. Eu prefiro correr no calor do que no frio, meu corpo responde mais”, explicou Jair.

Entre as mulheres, Rafaela Pereira Benevenuto venceu pela segunda vez na Alles Park Night Run. Em 2024 foi campeã dos 5km e este ano apostou nos 10km e foi campeã com 41min21s, estabelecendo a nova marca da prova no feminino, que era 43min42s.

“Essa corrida para mim é bem especial. Ano passado fui campeã nos 5km e queria muito ter ido para os 10km, então esse ano eu falei: ‘eu vou’. É uma prova muito legal. A gente tem mais vontade de correr porque vê as pessoas fantasiadas o tempo todo e se diverte junto. A passagem por dentro do parque é uma alegria, é muito show”, destacou Rafaela.

Encerramento em grande estilo

Para encerrar a noite, a música tomou conta da Night Run. Enquanto os atletas cruzavam a linha de chegada, a banda NBLA subiu ao palco para elevar ainda mais a energia da noite. Com muita irreverência durante uma hora e meia, os quatro integrantes do grupo de Balneário Camboriú transformaram o estacionamento do Alles Park em uma grande festa, celebrando a superação de cada corredor e encerrando a noite em grande estilo.

E para quem já está com saudade, a organização avisa que o trabalho não para. “Ver a alegria estampada nos rostos e as famílias contagiadas pela magia da nossa corrida de Natal é a nossa maior motivação. É por isso que evoluímos a cada evento. O planejamento para a edição de 2026 já começou, várias novas ideias e a certeza de que faremos uma edição ainda melhor”, projeta Juan.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos