Santa Catarina é um estado turístico por natureza
Neste Dia Mundial do Turismo, é impossível não destacar a força e a beleza de Santa Catarina, especialmente do seu litoral norte, onde cidades como Balneário Camboriú, Itapema, Piçaras, Penha, Barra Velha, Camboriú, Bombinhas, Porto Belo e Itajaí se consolidam como verdadeiros cartões-postais do Brasil. A região alia natureza exuberante, praias de águas claras de um lado, de outro as belíssimas montanhas verdes com uma infraestrutura moderna, que acolhe visitantes de todas as partes do mundo. Balneário Camboriú é referência em lazer e inovação, Itapema encanta com suas praias familiares, Porto Belo e Bombinhas se destacam pelo turismo náutico, e Itajaí, que além de polo econômico, projeta-se internacionalmente com seu porto e eventos náuticos de renome. O turismo, aqui, não é apenas fonte de renda e desenvolvimento: é também uma celebração da cultura, da hospitalidade e do espírito catarinense que transforma cada viagem em uma experiência única. E isto ocorre em quase todo o estado.
O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.
IMPORTÂNCIA DO TURISMO
O turismo é considerado uma atividade econômica alocada no setor terciário da economia. Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que o turismo envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados a ele, como de hotelaria e o transporte, tanto quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de seus restaurantes e suas lojas de alto requinte. Sendo assim, o turismo é muito importante para a geração de receita para uma determinada localidade, movimentando diversos setores e atividades da economia, além de contribuir com a geração de empregos.
A importância do turismo reside também na conservação de espaços e monumentos históricos e na criação de infraestrutura física e realização de melhorias naquelas já existentes, como ruas, parques, avenidas, praças e canteiros. Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, as populações que vivem em áreas ou cidades turísticas.
Do ponto de vista do indivíduo, a prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais que distam daquele com o qual estamos habituados, contribuindo em muito para a formação e desenvolvimento pessoal da gente que habita o estado.
ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO TURISMO
O Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas. Sua celebração teve início no ano de 1980. O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro 1970.
A decisão foi tomada no âmbito da terceira reunião da Assembleia Geral da OMT, que aconteceu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979. De acordo com a própria organização, além desta data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o final da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e também o início da alta temporada no Hemisfério Sul.
Santa Catarina na Feira Internacional de Turismo da América Latina na Argentina
O estado de Santa Catarina marca presença na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2025), que ocorre em Buenos Aires, na Argentina, de hoje, dia 27, até 30 de setembro. O encontro é uma das maiores plataformas do setor, reunindo em um único espaço, agentes de viagens, operadores, hoteleiros e representantes de destinos de todo o mundo.
A Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Setur) participa da FIT 2025 com estande inédito e com o objetivo de promover o estado como um destino de destaque durante as quatro estações do ano. A atuação na feira busca fortalecer o setor, gerar novas conexões comerciais e atrair voos e visitantes, divulgando Santa Catarina como referência em paisagens, cultura e gastronomia de excelência.
De acordo com a secretária catarinense do Turismo, Catiane Seif, “é fundamental estarmos presentes na FIT, pois a Argentina é o maior emissor de turistas para Santa Catarina. Este ano, estamos com um diferencial importante: não viemos apenas promover o sol e a praia, mas sim apresentar o estado em sua totalidade, com experiências completas que abrangem as quatro estações do ano”.
No estande da Setur, estarão presentes mais de 30 coexpositores, incluindo empresas de receptivo, hotéis, agências de viagens e entidades estaduais e privadas. Juntos, eles estarão divulgando as potencialidades do turismo regional e fortalecendo a imagem de Santa Catarina no mercado internacional, especialmente diante da alta demanda de turistas argentinos e sul-americanos registrada nas últimas temporadas de verão.
O Governo de Santa Catarina vem investindo em ações contínuas que promovem o estado na América Latina. Isso inclui a participação em rodadas de negócios estratégicas, além da realização de um roadshow focado em apresentar as experiências e os produtos turísticos catarinenses.
A participação no evento visa ampliar a visibilidade de um estado que valoriza a natureza e sua ampla diversidade étnica e cultural. A estratégia reforça o olhar da Setur para atrair visitantes de diferentes mercados emissores e consolidar aqueles que já têm Santa Catarina como um dos principais destinos para férias, lazer e negócios.
————-
L. Pimentel – Da Redação











