Revolução Farroupilha, também conhecida como “Dia do Gaúcho” é celebrada neste dia 20 de setembro
Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul – mas também é comemorada em várias regiões do Brasil para onde se deslocaram milhares de rio-grandenses. O Dia do Gaúcho consiste em uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e só terminou em 1º de maio de 1845, período que passou para a história desse estado como o “Decênio Heróico”.
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam se separar do Império Brasileiro. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu esse nome por conta dos farrapos com os quais seus participantes se vestiam. A revolução chegou ao fim após ter sido feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro no Rio Grande do Sul e outros estados da federação. Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos de nosso povo, como a culinária, as vestimentas, as danças e as apresentações musicais. Aqui nesta região de Santa Catarina também são realizadas festividades alusivas em várias cidades como Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú e vários outros municípios catarinenses.
COMEMORAÇÕES
O Movimento Tradicionalista Gaúcho é uma forma de resgatar e preservar valores que estavam presentes na proclamação da República Rio-Grandense pelo general Antônio de Souza Neto. “Ele era um dos mais idealistas e agiu por um ideal de república, de liberdade, de garantia de direitos à população. Pensamentos que, décadas mais tarde, foram confirmados com a proclamação da República no Brasil”.
As comemorações de 20 de Setembro marcam a imagem do passado construída por uma associação de idéias e ideais. O desconhecimento da realidade do passado provoca a criação do fantástico e do irreal, com lacunas daquilo que não convém lembrar, como as degolas, as pilhagens e miséria em que ficou o Rio Grande do Sul após quase 10 anos de guerra civil.
Parabéns gaúchos de todas as querências!
——————–
Por L. Pimentel