Balneário Camboriú: Avanços da Emasa são debatidos na Comissão de Meio Ambiente da Alesc

Diretor presidente da autarquia falou aos parlamentares na tarde de ontem em Florianópolis

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Auri Pavoni esteve nesta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para apresentar à Comissão de Meio Ambiente, os avanços da autarquia em Balneário Camboriú. A reunião foi sugerida pelo deputado estadual, Carlos Humberto, e contou também com a participação do secretário de Meio Ambiente, Nelson Oliveira.

Na explanação, Pavoni destacou as ações realizadas nos últimos nove meses que transformaram o desempenho da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Segundo ele, a unidade, que em janeiro de 2024 operava com apenas 1% de eficiência, alcançou em agosto deste ano 95% de efetividade no tratamento do esgoto.

– Em janeiro do ano passado, praticamente o esgoto apenas fazia um passeio por dentro da ETE e ia, in natura, diretamente para o Rio Camboriú. Hoje, com menos de R$ 3 milhões em investimentos e uma reorganização administrativa com ações pontuais, conseguimos atingir 95% de eficiência no tratamento, garantindo que a água devolvida ao rio esteja dentro dos padrões ambientais desejáveis”, explicou o diretor-presidente.

Durante a apresentação, Pavoni também mostrou dados do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) que comprovam a melhora na balneabilidade da Praia Central. Entre 2023 e 2025 os índices evoluíram, de 84% imprópria para 78% própria, até as primeiras semanas de setembro deste ano.

MODERNIZAÇÃO

Pavoni ainda informou que já foram feitas diversas obras de modernização no saneamento de Balneário Camboriú, como a troca de membranas na lagoa de aeração e a reforma no decantador 4. E estão em andamento, a implantação do novo sistema de esgoto primário da ETE, a reforma do decantador 3 e o lançamento do Projeto Praia 100% Limpa previsto para iniciar em outubro. Nesta, a intervenção começará pela Avenida Brasil, entre as ruas 3700 e 2900, com o objetivo de corrigir invasões de águas pluviais nas redes cloacais.

O diretor-presidente também aproveitou para informar sobre os avanços no tratamento de água como o Parque Inundável Multiuso na Bacia do Rio Camboriú, ação em conjunto com Camboriú, que foi contemplado no Novo PAC, onde foram aprovados R$ 73 milhões.

O deputado Carlos Humberto avaliou positivamente a reunião e lembrou que o tema vem sendo acompanhado de perto pela Comissão de Meio Ambiente desde 2023. “Nossa comissão vem tratando desse assunto há anos. Fizemos audiência pública em Balneário Camboriú, reuniões ampliadas e as informações que nos eram repassadas eram muito diferentes das que recebemos hoje. Haviam dito que as soluções estavam em andamento, mas agora vemos que de fato as medidas foram implementadas. Balneário Camboriú conseguiu superar esses problemas e nos alegramos que as questões foram solucionadas de forma rápida e efetiva”, afirmou Pavoni.

————————-

Texto e fotos: Rafael Weiss

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
Related News

https://www.bc.sc.gov.br/

Isso vai fechar em 20 segundos