BC é a única de Santa Catarina a participar do estudo nacional conduzido pela Bio-Manguinhos/Fiocruz
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, aceitou o convite da Bio-Manguinhos/Fiocruz para participar de um estudo nacional voltado à implantação de telediagnóstico para testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O município foi o único de Santa Catarina selecionado para receber a iniciativa.
Atualmente, a instituição Bio-Manguinhos / Fiocruz detém a patente dos testes rápidos para todas as ISTs utilizados no Brasil. O estudo em questão já está sendo desenvolvido em diversas cidades brasileiras, e a escolha de Balneário Camboriú reforça a consolidação do Programa Municipal de HIV, considerado referência nacional pelo amplo acesso ao diagnóstico, a resolutividade do serviço e a confiança construída com a população ao longo de mais de 30 anos de atuação contínua.
A prefeita Juliana Pavan destaca que a seleção do município para integrar a iniciativa reconhece a organização e maturidade da rede municipal de saúde. “Receber esse convite é motivo de muito orgulho para Balneário Camboriú. Ser a única cidade de Santa Catarina selecionada demonstra que nossa rede municipal de saúde é comprometida com a inovação e com o cuidado das pessoas”, disse.
A secretária de Saúde, Aline Leal reforça o trabalho sério e humanizado realizado na Saúde municipal de Balneário Camboriú. “Isso reconhece a visão inovadora do governo da nossa prefeita Juliana Pavan, do vice Nilson Probst, e a gestão técnica e eficiente dos profissionais da saúde aqui em Balneário Camboriú, trazendo uma visão externa histórica de inovação na saúde, de parte científica de dados e o que vai ser transformado em políticas públicas para a cidade”, ressalta.
SOBRE O TELEDIAGNÓSTICO
O estudo propõe uma transformação no modelo atual de testagem, migrando de testes rápidos com leitura exclusivamente visual e interpretativa para um sistema de telediagnóstico apoiado por Inteligência Artificial (IA), capaz de garantir maior padronização, precisão e segurança nos resultados.
A Hilab é a empresa responsável por viabilizar essa inovação tecnológica. A solução desenvolvida integra leitura automatizada por IA, conectividade digital e validação remota dos exames, reduzindo a subjetividade da interpretação humana local e assegurando qualidade analítica uniforme, independentemente do local de realização do teste.
A tecnologia permite que os testes rápidos realizados nas unidades de saúde sejam digitalizados, analisados e interpretados com suporte inteligente, fortalecendo o conceito de telediagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando a capacidade de resposta clínica em tempo oportuno.
A implantação da tecnologia está alinhada às políticas públicas de fortalecimento da atenção às ISTs e ao HIV, que historicamente têm promovido avanços expressivos no cuidado às pessoas.
Com a participação de BC nesta colaboração entre Bio-Manguinhos/Fiocruz e Hilab, o município segue fortalecendo a construção de uma saúde pública cada vez mais moderna, resolutiva e centrada no paciente.
———————
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC













