Balneário Camboriú e Camboriú alinham projetos de mobilidade para ampliar a integração entre os municípios

Prefeitos querem resolver os problemas de trafegabilidade entre ambas as cidades

Equipes das secretarias de Planejamento de Balneário Camboriú e Camboriú, juntamente com os prefeitos dos dois municípios, Juliana Pavan e Leonel Pavan reuniram-se nesta semana para alinhar projetos de mobilidade urbana com foco na integração entre as duas cidades. Foram discutidas ações previstas no âmbito do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável (PROMOBIS), bem como outras intervenções de infraestrutura viária intermunicipal. Da reunião também participaram o vice-prefeito, Nilson Probst, e o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni.

Desde o início do ano, as equipes técnicas das secretarias vêm realizando reuniões periódicas para discutir, planejar e propor novas vias de integração. O objetivo é qualificar a mobilidade urbana, ampliar a acessibilidade e melhorar a qualidade de vida de moradores e trabalhadores dos dois municípios – haja vista a saturação da Avenida Santa Catarina.

Em Balneário Camboriú, os estudos e levantamentos técnicos estão na reta final e vão servir de base para a preparação do edital de contratação de uma empresa especializada na elaboração dos projetos executivos de duas novas pontes. A primeira, chamada Ponte da Barra Velha, propõe a implantação de um sistema binário com a Rua Biguaçu, no Bairro dos Municípios, que ajudará a redistribuir o fluxo de veículos e melhorar a circulação na Região Sul da cidade.

A segunda intervenção prevista é a nova Ponte da Integração que ligará o Bairro Jardim Iate Clube ao Bairro São Francisco de Assis. A estrutura ampliará as alternativas de acesso entre os municípios e reduzirá a dependência dos atuais eixos viários.

Por sua vez a cidade de Camboriú prepara a execução de uma nova via estrutural, paralela à Avenida Santa Catarina. A proposta, que já possui o projeto contratado pelo município, permitirá a implantação de um sistema binário no principal acesso urbano da cidade, com foco na redução do congestionamento, melhoria da fluidez do tráfego e qualificação da ligação intermunicipal.

O projeto contempla ainda a construção de uma nova ponte ligando a via projetada, em Camboriú, à Avenida Prefeito Meirinho, em Balneário Camboriú.

Para a prefeita Juliana Pavan, o principal objetivo das reuniões é consolidar a integração entre os dois municípios, que compartilham uma ligação histórica. “Essa reunião de alinhamento trata de todas as ações desenvolvidas pelas secretarias de Planejamento ao longo de 2025, envolvendo o encaminhamento de processos licitatórios em cada município, além das reuniões e dos avanços relacionados ao PROMOBIS. Todo esse trabalho tem como foco a criação de novos acessos, com o objetivo de reduzir os impactos do grande fluxo de veículos, além de melhorar a mobilidade urbana. Encerramos o encontro com as ações devidamente encaminhadas, permitindo que agora, em 2026, os municípios possam efetivar as licitações e dar início às obras”, ressaltou a prefeita.

– Nós estamos conversando sobre os projetos em conjunto desde o início do ano e agora no encerramento estamos fazendo uma radiografia de tudo que vamos implantar no ano que vem. O que definimos hoje aqui: a criação de três novos acessos somente na região dos binários entre Camboriú e a Avenida Prefeito Meirinho de Balneário Camboriú, e discutindo também a ponte da integração e mais outros acessos para a Região Sul – afirmou o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan.

– As ações reforçam o planejamento conjunto e coordenado de Balneário Camboriú e Camboriú, para a mobilidade urbana em escala intermunicipal, evidenciando o compromisso das administrações com soluções estruturantes, integradas e sustentáveis, alinhadas às diretrizes regionais de desenvolvimento urbano e mobilidade – afirmou o secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva.

PROMOBIS

O PROMOBIS está na fase de tramitação para a contratação do financiamento referente à operação de crédito firmada entre o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI (CIM-AMFRI) e o Banco Mundial (BIRD). Atualmente, o processo encontra-se em análise no Governo Federal, na Subsecretaria de Assuntos Econômicos e Fiscais da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, e aguarda a assinatura ministerial para posterior encaminhamento à Casa Civil.

——————————

Texto e fotos: Pedro Homrich

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News