Evento reuniu mais de 450 pessoas no Complexo Cristo Luz
A noite de ontem, quarta-feira 08 de outubro ficou marcada em Balneário Camboriú pela escolha do novo rei e rainha 60+ de da 3ª Idade. Realizado há mais de 30 anos, o baile da realeza reuniu centenas de pessoas que prestigiaram o evento promovido pela Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) e realizado no Complexo Turístico Cristo Luz.
Ao todo, oito idosos participaram do concurso, sendo seis mulheres e dois homens. Além do rei e da rainha, também foram escolhidos a princesa e príncipe da melhor idade. O tradicional baile ocorre desde 1990 e faz parte do calendário oficial de eventos no município.
Mais de 450 pessoas prestigiaram a festividade, que escolheu Henrique Ernani Teles, de 62 anos, como rei; e Lucimar Telli, de 66, como rainha da edição 2025/2026. A escolha foi realizada por sete jurados, que avaliaram os quesitos desenvoltura, simpatia e elegância. A nova realeza sucede o último rei e rainha, Sérgio Sales Greff e Edilamar Pereira de Souza, que cumpriram satisfatoriamente suas tarefas.
Também foram eleitos a nova princesa e príncipe 60+. Artur Schramm e Leila Borges foram os escolhidos para compor a nova realeza da melhor idade da cidade.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, foi uma das juradas presentes no concurso. Discursando na ocasião, ela enalteceu o trabalho realizado pela SPI junto aos idosos do município, ressaltando que eles são uma parte importante da cidade e precisam ser valorizados.
– Para nós, isso fortalece ainda mais a nossa caminhada. Eu estou muito feliz, quero parabenizar toda a equipe da secretaria, que preparou tudo isso com muito carinho para com o nosso governo, a fim de proporcionar uma noite inesquecível. Quero agradecer também ao nosso rei e à nossa rainha, que de forma incrível desempenharam nos dois últimos anos aqui em Balneário Camboriú um papel muito importante, levando muita alegria e vitalidade para todos os lugares – destacou a prefeita.
O secretária da Pessoa Idosa, Claudir Maciel também ressaltou a importância do evento para a população idosa de Balneário Camboriú. “É um evento muito especial, com muito valor, mas principalmente com muita alegria. No ano de 2024 não foi realizada a escolha do rei e da rainha e este ano nós resgatamos esse evento para homenagear os nossos idosos”, disse.
Durante o concurso, também desfilaram os reis e rainhas dos anos anteriores, que esbanjaram simpatia e felicidade em estar presente em mais um evento de grande significado.
NOVA REALEZA ELEITA
O novo rei eleito, Henrique Teles é natural de Curitiba (PR) e reside em Balneário Camboriú há 40 anos. “Eu acredito que eu, sendo agora o novo rei da terceira idade, mesmo não aparentando que sou da terceira idade, acredito que posso fazer pela nossa cidade um grande reinado. Vou fazer todos os esforços para bem representar a nossa cidade, como todos que já foram coroados sempre fizeram”, prometeu.
A rainha Lucimar Telli é natural de Getúlio Vargas (RS) e mora no município há sete anos. “Eu não esperava ser eleita, mas fiquei muito lisonjeada de chegar a ser a rainha 60+. Eu tenho certeza que vou conseguir ajudar a fazer muito mais, não apenas pela cidade que me acolheu, mas por toda nossa classe 60+”, afirmou.
SEMANA DO IDOSO
O tradicional Baile da Realeza faz parte da programação da Semana do Idoso, uma referência ao Dia do Idoso celebrado em 1º de outubro. Além do baile, a Secretaria da Pessoa Idosa realizou atividades inclusivas como passeios, piqueniques e gincanas. Durante todo o ano, a Secretaria da Pessoa Idosa desenvolve um calendário voltado à melhor idade, além de atendimento especializado.
———————
Texto: Aysla Dias
Fotos: Marcos Brito e Biel Carboni
NOTA DA REDAÇÃO:
Para nossos queridos mais velhos, a eterna gratidão. Suas presenças em nossas vidas são o alicerce que nos sustenta, a fonte de onde bebemos sabedoria e o porto seguro onde sempre encontramos abrigo quando precisamos. As memórias compartilhadas, as risadas e até as dificuldades que superamos juntos nos tornaram quem somos hoje. Vocês são o nosso passado, o nosso presente e a garantia de que as tradições continuarão a ser transmitidos nos anos que se seguem. Obrigado por cada conselho, por cada abraço e por todo o amor incondicional. Vocês nos ensinam que a melhor idade não é a do corpo, mas a idade do coração. Nós somos vocês amanhã! (L. Pimentel).