Nesta primeira edição 31 alunos 60+ participaram da iniciativa
A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú, em parceria com o 13° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), realizou na tarde de quinta-feira (23) a formatura de 31 Bombeiros Seniores. A solenidade aconteceu no batalhão, com a presença de autoridades municipais, amigos e familiares dos formandos, marcando o encerramento da primeira edição do projeto no município. Além de receberem o certificado, os alunos 60+ foram “batizados” com o tradicional banho de mangueira.
Presente na cerimônia, o vice-prefeito Nilson Probst destacou a importância de iniciativas que empoderam e geram mais autonomia aos idosos. “Essa turma da oficina de Bombeiro Sênior finalizou o curso com novos conhecimentos, sabendo como se resguardar de acidentes e também como ajudar os outros. São pequenas ações que, agora eles conhecendo, podem ajudar a salvar uma vida, sendo a deles mesmo ou de outras pessoas que precisarem”, destacou.

Secretário Claudir Maciel e vice-prefeito Nilson Probst entregam certificado a uma das formandas.
– É com muito orgulho que formamos nossa primeira turma de Bombeiro Sênior. Os nossos idosos aprenderam noções importantes sobre primeiros socorros, de prevenção de acidentes e incêndios, que os deixaram mais preparados para agirem em sociedade, despertando em si o espírito comunitário. Para nós é uma grande satisfação ter tido a oportunidade de firmar esta parceria com o Corpo de Bombeiros – ressalta o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel.
Para o Comandante do 13º BBM, Tenente-Coronel Leandro dos Santos, a formatura da primeira turma do projeto foi gratificante para a corporação. “Nós temos vários projetos, como o Bombeiro Mirim, Golfinho na Praia, os Jovens Guarda-Vidas e Guarda-Vida Civil, mas não tínhamos ainda um projeto para os idosos. Ficamos muito felizes em concluir esta primeira etapa da iniciativa, importante tanto para os alunos quanto para nós. Estamos ansiosos pelas próximas turmas”, disse.
Uma das formandas, a senhora Maria da Conceição de Jesus Santos, de 72 anos, falou das experiências vividas no curso e do aprendizado adquirido. “Foi muito bom participar das atividades e aprender a usar o extintor em caso de incêndio, por exemplo. Outra coisa incrível que aprendi foi como proceder em um caso de afogamento e a forma correta de como devemos nos posicionar para salvar a vida de uma pessoa que está se afogando na água”, frisou.
SOBRE O CURSO
Segundo o coordenador e instrutor do projeto, subtenente Evandro de Mello Amaral, o programa visa preparar o idoso na percepção de risco e formar cidadãos mais resilientes. “A maioria dos idosos mora sozinho, por isso ensinamos a eles como reconhecer os sinais de um AVC ou princípio de infarto, inclusive neles mesmos, e a procurarem atendimento médico. Também ensinamos noções de prevenção de incêndio, para que possam no mínimo saber usar um extintor, entre outras coisas. Neste curso nós ensinamos o idoso a formar um plano de contingência, para que, em caso de necessidade, saibam acionar o nosso sistema de emergência – Samu -, a Guarda Municipal ou a Polícia Militar”, concluiu.
Texto: Jeane Munaretti
—————————









