Conferência tem como tema o “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”
Na imagem, o secretário da Pessoa Idosa Claudir Maciel, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Mariza de Liz, e o Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Fabio Marcelo Matos.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), Mariza de Liz estão representando o município de Balneário Camboriú na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que iniciou nesta terça-feira (23), em Florianópolis. Durante o evento, que segue com atividades nesta quarta-feira (24), Claudir e Mariza aproveitam o dia para apresentar as propostas discutidas na conferência municipal visando a construção de políticas públicas voltadas a pessoas idosas.
Entre as propostas está um projeto de lei para que estados e municípios passem a investir, obrigatoriamente, no mínimo 3% de seus orçamentos em ações para o público idoso. “Estamos levando para a conferência estadual todas as propostas acopladas na conferência municipal, e também apresentaremos as experiências positivas e de referência que acontecem na Secretaria da Pessoa Idosa em Balneário Camboriú”, adiantou o secretário Claudir Maciel.
EIXOS
Imagem: Claudir, Mariza e Fábio com Juliethe Nitz – assessora da Casa Civil do Estado de Santa Catarina.
A 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa tem como tema: o “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”. O evento está sendo pautado em cinco eixos definidos nacionalmente, sendo eles: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
Durante a conferência estadual, serão escolhidos os representantes e as propostas que serão encaminhadas para a Conferência Nacional da Pessoa Idosa, que acontece entre os dias 5 e 8 de novembro deste ano, em Brasília.
———————-
Texto: Jeane Munaretti