Para atender essas necessidades, o programa oferece encontros, palestras, formações e orientações
No próximo domingo (28) o Programa de Pré e Pós-Aposentadoria ao Servidor (PPA) estará celebrando seus sete anos de atividades em Balneário Camboriú. Desde sua criação, o programa, desenvolvido pelo Instituto de Previdência Social (BCPrevi), em parceria com as secretarias de Gestão de Pessoas e Pessoa Idosa, já realizou 133 ações, atendendo 1.610 servidores municipais, sendo 751 na pré-aposentadoria e 859 na pós-aposentadoria.
Para o diretor-presidente do BCPrevi, João Olindino Koeddermann, o programa é um marco de valorização do servidor público. “O PPA é mais do que uma preparação para a aposentadoria. Ele representa o cuidado e o respeito com quem dedicou anos de trabalho à cidade. Nosso objetivo é oferecer segurança, orientação e acolhimento para que essa nova fase da vida seja encarada com tranquilidade e planejamento”, destacou.
O PPA foi criado a partir da demanda dos próprios servidores, que relataram dúvidas, expectativas e dificuldades em relação ao momento da aposentadoria. Para atender essas necessidades, o programa oferece encontros, palestras, formações e orientações sobre temas que envolvem carreira pública, saúde financeira, bem-estar e adaptação à nova rotina.
O recém-aposentado Paulo de Camilis compartilhou sua experiência. “Participei do PPA e foi muito proveitoso, pois os servidores que estão prestes a se aposentar já têm uma ideia de como vai ser o futuro de cada um. Eu agradeço muito por ter participado dessas turmas do PPA”, contou.
Com sete anos de história, o PPA se consolida como uma ferramenta de apoio e valorização dos servidores municipais, atuando como um espaço de escuta, informação e cuidado, que oferece todo o suporte necessário para uma nova fase da vida planejada com tranquilidade.
————————-
Texto: Gabriele Vassolowski
Foto: Divulgação PMBC