Blumenau: Programa de Iniciação ao Trabalho encerra 2025 capacitando mais de 530 adolescentes

Última formatura do ano foi realizada nesta terça-feira, dia 16, com mais 96 jovens recebendo certificado

O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou nesta semana, 96 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade da nona e décima turmas de 2025. Desses alunos, 48 foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios, com dois já contratados. Em 2025, o programa, que é uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau e o CIEE, já formou 532 jovens, sendo que 252 foram encaminhados para vagas no mercado de trabalho.

O objetivo do PIT é capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao mundo do trabalho. Para isso, os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.

– Essa parceria entre a Prefeitura e o CIEE é fundamental para transformarmos vidas. Com o preparo que estes adolescentes receberam durante o curso, mostra que são capazes de alcançar qualquer objetivo. O mundo do trabalho ganha novos talentos e nós, a certeza de que a juventude de Blumenau pode chegar onde quiser – comenta a diretora de Proteção Social Básica Daniela Cardoso, que participou da formatura.

Este programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), por meio da Gerência de Inclusão Social, e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O programa teve início em 2005 e já formou 9.353 adolescentes.

COMO PARTICIPAR DO PIT

Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619 ou 99259-5660 (WhatsApp). A equipe da gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e as famílias nas demandas do mundo do trabalho.

———————-

Texto: Ascom/BLU

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News