Blumenau: Sistema digital acelera em 30% aprovação de projetos de edificação na Prefeitura

Mais de 1.300 alvarás de construção foram emitidos em 2025 pela Secretaria de Planejamento Urbano

Obter um alvará para construir ficou mais rápido em Blumenau, graças à adoção do sistema de aprovação digital de projetos. O sistema completou em 2025 o primeiro ano de funcionamento e já apresenta resultados significativos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, a plataforma agilizou em 30% o tempo de tramitação dos projetos na Prefeitura.

Processos que antes de ser adotado o sistema digital, levavam em torno de 60 dias para ser aprovado, hoje são concluídos em 42. Em 2025, foram emitidos 1.301 alvarás de construção. Isso significa cerca de 1,2 milhão de m² em áreas a serem construídas em Blumenau.

– Quem utilizou o sistema digital, ganhou agilidade e eficiência na tramitação do projeto, que ficou mais rápido, evitando deslocamentos e uma série de outros fatores que um processo físico demanda. Esse é o benefício de uma cidade inteligente, que adota a tecnologia como facilitador – tanto para o dia a dia das pessoas, como para o desenvolvimento do município como um todo – afirma o prefeito Egidio Ferrari.

Cerca de 50% dos projetos protocolados correspondem a edificações residenciais – o que demonstra que o setor imobiliário na cidade segue aquecido. A outra metade reúne construções industriais, comerciais, ou para a implantação de serviços, como saúde e educação.

Dados apontam para revitalização do Centro e expansão da região Norte
Os projetos aprovados em 2025 também apontam duas tendências no desenvolvimento urbano de Blumenau: a já conhecida expansão da região Norte, especialmente na Itoupava Central e Seca; e a revitalização do Centro da cidade. “Observamos que, no último ano, o número de projetos aprovados para construções na região central dobrou, o que aponta para os impactos positivos das intervenções feitas para trazer nova vida ao bairro, a exemplo da Curt Hering. Uma tendência extremamente positiva”, avalia o secretário de Planejamento Urbano, Daniel Maffezzolli.

 —————————————

Texto: Aline Franzoi Santos Fleith – Ascom/BLU

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
ESPECIAL DE NATAL
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News

Isso vai fechar em 0 segundos