Prefeitos foram conhecer o projeto e verificar se nossas condições de tráfego podem sustentá-lo por aqui
O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, integrou na terça-feira, dia 14, uma comitiva de gestores catarinenses que esteve em Curitiba (PR) para conhecer o projeto do Bonde Urbano Digital (BUD), sistema de transporte inovador que está em implantação na região metropolitana da capital paranaense.
A visita foi organizada pelo governo do Paraná e contou com a presença do governador Ratinho Junior, além de representantes de outras cidades da nossa região como os prefeitos Tiago Baltt, de Balneário Piçarras, Liba Fronza, de Navegantes e Joel Lucinda, de Porto Belo, além do Secretário de Articulação Governamental de Camboriú, Alexandre Mestger, e representantes da própria AMFRI. O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do novo modelo de mobilidade urbana, que já desperta o interesse de ao menos 50 governos municipais, incluindo o de Florianópolis, conforme divulgado em setembro.
O Bonde Urbano Digital opera sobre pneus, mas utiliza um sistema de trilhos virtuais, guiado por marcações digitais e sensores de precisão que indicam o trajeto. Com 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros e velocidade de até 70 km/h, o veículo oferece operação bidirecional e ar-condicionado. A linha inicial terá 13 quilômetros, entre os terminais de Pinhais e Piraquara, e deve entrar em operação em novembro, atendendo cerca de 10 mil pessoas por dia.
————————-
Texto: Pedro Eduardo
Foto: Divulgação