LULA GARANTE RECURSOS PARA O RIO GRANDE DO SUL ATINGIDO POR TEMPORAIS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2), que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana.

CICLONE EXTRATROPICAL: CHOVEU POUCO, MAS OS VENTOS SE INTENSIFICAM POR AQUI

- Advertisement -

VENTOS FORTES CONTINUAM NA COSTA VERDE & MAR

De acordo com o LabClima – Laboratório de Climatologia da Univali – a previsão do tempo para a região da Costa Esmeralda indica um dia de sol nesta quinta-feira. Ontem, quarta-feira, as imagens de satélite mostravam muita nebulosidade sobre o estado gaúcho, sendo que o colorido sobre o Rio Grande do Sul indicava a presença de um ciclone extratropical, um sistema de baixa pressão bastante intenso. No vizinho estado as consequências foram grandes em várias cidades, mas felizmente sem nenhuma morte, ao contrário do ciclone ocorrido em fins de junho. Esse ciclone de agora continuará se deslocando em direção ao oceano, trazendo consigo chuvas e ventos mais fortes.
Nas últimas 96 horas, já choveu consideravelmente na região, com um acumulado de 52 mm em Camboriú e Balneário Camboriú, e 59 mm em Itajaí e Brusque. Em Itapema, Porto Belo e Bombinhas as chuvas, apesar dos anúncios, não foi de todo forte. No entanto, ao longo do dia de ontem, a chuva diminuiu gradualmente, dando lugar a um aumento na intensidade dos ventos, especialmente a partir da tarde. Nesta quinta, o sol dá o ar de sua graça, mas os ventos continuam muito fortes em toda a região.
Amanhã, a chegada do frio será notável, e as temperaturas ficarão ainda mais baixas nesta sexta-feira e sábado, com mínimas entre 7 e 10 graus Celsius. Quanto ao vento, a quinta-feira veio com rajadas de até 85 km/h durante a manhã e tarde. Não se descarta a possibilidade de rajadas ainda mais fortes pontualmente. Essa intensificação dos ventos também trará agitação marinha, com previsão de ondas de até 2 metros, podendo ocorrer séries maiores em algumas praias tanto na quinta como na sexta-feira. A chuva retornará apenas na próxima semana, mas com um volume pequeno, pelo menos é o que se espera, por enquanto.
As temperaturas permanecerão baixas nos próximos dias, com mínimas entre 8 e 11 graus Celsius e máximas entre 19 e 22 graus Celsius, no período de quinta-feira até domingo. O frio persistirá na próxima semana, com mínimas entre 10 e 13 graus Celsius.
Quanto aos ventos, hoje predominarão as direções de nordeste e noroeste até domingo, quando haverá uma maior frequência das direções sudoeste e oeste. Para hoje, sábado e domingo, espera-se uma intensidade de vento entre calmaria e brisa leve. O vento na sexta-feira, será suave. Haverá rajadas de até 85 km/h na quinta-feira e de 40 km/h na madrugada de sexta-feira.
Quanto às condições do mar, as ondas em nossas praias estarão variando entre leste e sudeste, dependendo do pico. Na quinta e sexta-feira, é esperado séries de ondas de até 2 metros, podendo ocorrer ondas maiores em algumas praias. Após esse período, há uma tendência de redução na agitação marinha, mas na próxima terça-feira, espera-se a presença de séries maiores novamente.
É importante ressaltar que a agitação marinha aumentará a partir desta quinta-feira, sendo que nesta sexta-feira, fora da costa, são esperadas ondas com mais de 4 metros de altura. Portanto, é necessário estar atento às condições do mar e seguir as orientações dos órgãos competentes, especialmente para atividades marítimas.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conasa

Isso vai fechar em 21 segundos

Isso vai fechar em 20 segundos